sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

QG Central...

Falando em escola de samba e em "reinventar-se" de Moacyr Scliar...Meu QG central normalmente é a cidade, mas hoje vou tranferí-lo, por uns dias, para o litoral.
A lida continua a mesma, só com outros ares.
Quem sabe muitas ideias de como reinventar-se, pra melhor...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mamãe de Ouro...


Divulgação

Bom, desta vez não é só no sentido figurado da palavra...Uma mamãe de ouro, ou melhor, vestida de ouro.
A top Gisele Bündchen está confirmada para desfilar no carnaval 2011 pela Vila Isabel.
O tema da agremiação é Mitos e Histórias Entrelaçadas pelos Fios de Cabelo. Então, nada melhor que Gisele e suas madeixas.
Segundo a Agência O Globo, a agremiação apresentou dois figurinos a Gisele (um curto e outro mais longo), ambos desenvolvidos pela carnavalesca Rosa Magalhães. A top optou pelo primeiro. A peça será coberta de ouro, confirma a diretora de ateliê da escola, Rita Alves.
Fonte: Clic RBS.

Toy Story 3 e o Globo de Ouro...


toy story 3 Toy Story 3, de Lee Unkrich
Amei assistir Toy Story 3...Tanto quanto meus filhos.
E, o filme ganhou o Globo de Ouro melhor animação.
Merecido...

Reinventar-se...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9fnd24hUTlXWfVU3TxFPIES6spPF1_N6TwDkMG_oRHmRekjsFhAyFPTbY3I9b_iwfX9egZa4gOygEGuJM8rtf9AksauYc3Mge4lyIamKSfee-BBH0kxKtGWUSjMPlm246Eflwz-lV37ai/s1600/fada_das_chuchas.jpg
Mal passamos a metade do primeiro mês do ano...Então, ainda dá tempo...Quase sempre há tempo...
Tempo de reinventar-se.
Moacyr Scliar escreve assim no último parágrafo de uma de suas colunas:
"Reinventar-se: eis aí um bom lema para o ano que se aproxima(2011).
Reinventa-se como profissional, como cônjuge, como pai ou mãe ou filho ou filha, reinventar-se como amigo, reinventar-se como cidadão ou cidadã, reinventar-se como pessoa. Num mundo em que a invenção é um acontecimento contínuo, em que as mudanças se sucedem de maneira vertiginosa, mexer um pouco com nós mesmos pode ser algo muito bom, um grande começo de ano, um grande recomeço de vida."

"Cadê seu Peito, Mamãe?"...


"Cadê seu Peito, Mamãe?", este é o título do livro escrito pela jornalista Ivna Chedier maluly...
Título  originado de uma das perguntas entre tantas, que seu filho de cinco anos e meio fazia.
O livro retrata um episódio real vivido entre mãe e filho.
Em 2008 Ivna descobriu um câncer de mama. Acabou tendo que optar pela "mastectomia".
Todo o processo da doença até a cura, medos e anseios são tratados de forma delicada e bem-humorada.
Lembrem, exames períodicos são sempre bem-vindos...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Falando de Grana"...

 
O momento não podia ser mais propicio...Inicio de ano, ano letivo que se aproxima, compra de livros, material escolar, tênis, mochila,...Que loucura...Pode não ser.
Podemos aproveitar o momento educando na prática.
A cada fase em que os filhos entram, surgem novas despesas, e os pais precisam definir o que é realmente importante para a família. É necessário priorizar gastos e cortar o que significa um rombo no orçamento.
A jornalista Patrícia Broggi, escreveu o livro Falando de Grana – um Guia Para os Pais (Panda Books, 216 páginas, R$ 36,90), onde ensinar  as crianças a economizar não é difícil. O maior desafio é colocar o assunto em pauta com os filhos desde cedo.
No livro, ela esclarece tabus sobre economia doméstica e mostra de forma clara que, se os pais são bons exemplos, conseguem poupar e ensinar às crianças o valor do dinheiro. Para isso, a escritora divide o livro em duas partes: a primeira é sobre como ensinar o valor do dinheiro para os filhos, e a segunda, sobre o que muda na vida financeira do casal com os filhos.
As crianças de hoje estão cada vez mais consumistas em função de uma série de fatores ( televisão, falta de valores e limites, etc...). Colocar o assunto na mesa desde cedo com certeza fará destes pequenos pessoas mais felizes( aprender a lidar com frustrações, saber o que é necessário, saber pesquisar e economizar).
Fonte: Clic RBS

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maratona do Material Escolar...

http://www.jequiereporter.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/01/material_escolar1.jpg
Bom, falando em crianças e sustentabilidade...
Daqui a pouco, se não ja´, começa a maratona da compra do material escolar.
Por isso, mamães e papais lembrem de ser ecológicos e sustentáveis.
Revisem em casa, antes de comprar, o que pode ser reaproveitado.
Livros e uniformes podem ser adquiridos muitas vezes em brechós na própria escola, quando ela possue.
Cuide pra não ceder à extravagancias desnecessárias de seus adoráveis filhotes...Eles têm estratégias fantásticas pra conseguir o que querem...Mas, devem aprender a diferença entre o necessário e o supérfluo.

Sedentarismo e nossas crianças...

Acabei de postar sobre sustentabilidade e em seguida li dados de uma pesquisa feita sobre nossas crianças, onde, o Brasil  mundialmente conhecido pelo futebol e pelo culto ao corpo, é o país que tem menos crianças praticando esportes nas escolas da América Latina. 
A constatação que serve de alerta para pais e educadores é da pesquisa Geração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância, encomendada pelo canal Nickelodeon.
Comparado aos nossos vizinhos, o jovem brasileiro também é o que menos se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. 
Além disso, menos de 39% das crianças têm contato real com a diversidade – fator que pode ser decisivo no desenvolvimento de comportamentos violentos, como o bullying.
 Acredita-se que a alimentação, a atividade física, a sustentabilidade, a criatividade e a diversidade transformam a criança de hoje no adulto melhor de amanhã.
Então, pais, comecem dando o exemplo de : alimentação saudável, atividade física, sustentabilidade, criatividade e diversidade.

Sustentabilidade...

A palavra do momento é "sustentabilidade"...Não só do momento... deve ser a palavra do dia, da semana, do mês, do ano, de "sempre".
Faz tempo que tenho esta palavra no meu vocabulário como palavra de ordem. Incluo frequentemente "ela" no diálogo com meus filhos.
Quero que eles pratiquem sustentabilidade no que for possível em suas vidas...Não só porque é bela e está na moda...E sim, porque é necessario agirmos de forma sustentável para termos onde morar e dar moradia também as gerações futuras.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. A adoção de ações de suatentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições de vida, inclusive a humana.
Podemos ser sustentáveis e ecologicamente corretos em pequenas ações que fazem diferença pro bolso, pra saúde e pro planeta.
Quando vou ao " super" e levo sacola de pano, aindo vejo olhares de curiosidade, acreditem achando estranho.
Economia de água, economia de luz, escolha dos alimentos, separação do lixo, aproveitar o material escolar em bom estado, repassar os livros que puder, comprar o necessário...Questão de hábito, que inicialmente pode parecer sovinisse, "mão fechada",...Ensinar os filhos a viver com o necessário, com o mínimo de conforto,claro, mas sem esbajar...nem recursos financeiros, nem recursos naturais, cuidando do que é de todos.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

domingo, 16 de janeiro de 2011

O Verdadeiro Big Brother...

 Pedro Bial e o irmão, Alberto, veem um jogo de basquete de rua em Miami
Agora que meus adoráveis estão de férias passam o tempo todo juntos...Isso significa que além de brincar muito, também acabam se desentendendo, se provocando, se xingando, se estressando e "me" estressando.
O mais velho diz: " Ele só me provoca.", " Porque eu tenho que ter irmão?"  e aí por diante.
O mais novo responde repetindo as mesmas frases e perguntas.
Uns minutos depois já estão brincando felizes e entrosados.
Não aguentam ficar muito tempo longe um do outro.
No final do ano, "o mais velho" teve um almoço aniversário e estava se sentindo um pouco deslocado...ligou pra pedir que o irmão fosse fazer companhia.
Quando o irmão chegou me emocionei com a receptividade e carinho de um com o outro...Um abraço apertado, agradeceu por ter vindo e foi logo mostrar onde estava o refrigerente.
Nessas horas a gente vê como é bom ter um irmão e que aquelas reclamações todas são da boca pra fora.
Lembrei deste fato porque ontem também me emocionei ao assistir um quadro no programa "Estrelas", da Angélica.
Ela entrevistou Pedro Bial (atualmente jornalista, mas que jogou basquete dos 10 aos 21 anos), irmão de Alberto Bial ( treinador de basquete). A presença do irmão foi uma surpresa para Bial. Em frente as cameras emocionaram-se deixando claro o vínculo de amor, carinho e respeito que têm um pelo outro.
Como Bial disse: " Esse é o verdadeiro "Big Brother"."
 Pedro Bial e Alberto Bial

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Findi...

Recados para orkut de Sexta Feira

Mês de janeiro, muita gente de férias...Mas pra quem não está a sexta-feira ainda tem o seu valor...
Que venha o final de semana...

Ano Novo...

Bom, o meu "novo ano", começou ontem...
Temos que aproveitar todo o simbolismo que a data da virada traz para melhorar o nosso dia-a-dia.
Expectativas renovadas, novos planos e desejos...Mas, na verdade pequenas mudanças e a adoção de hábitos simples é que vão alavancar maiores mudanças.
Fazer mais exercício físico, alimentação saudádel, cuidar do sono, beber mais água, comer menos, cuidar do lado espiritual, deixar o estress de lado...Muita saúde. Começo de tudo pra poder viver bem com família e produzir no trabalho.
Organização e planejamento.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Irresponsabilidade Coletiva...

http://linkkando.com/wp-content/uploads/2010/02/cuidados-com-o-sol.jpg
Fiquei pasma...Enquanto passeavamos de carro pela orla de uma praia movimentada por volta das 13 e 14 h da tarde...O dia estava maravilhoso, quente e o sol brilhava como nunca.
Bom, a parte em que pasmei foi a que avistei uma quantidade enorme de pessoas ( homens, mulheres, jovens e inclusive crianças) atiradas na areia tomando sol ou no caso de crianças, brincando despreocupandamente num horário totalmente indevido.
Me perguntei e continuo a me perguntar o que passa pela cabeça desses seres que devem ser imunes a raios solares.
Para quem é no mínimo um pouquinho vaidoso deveria lembrar do envelhecimento precoce, absurdamente precoce.
Para quem põe a saúde acima de tudo, esse tipo de exposição causa cancer de pele.
Para aquelas crianças, quanta irresponsabilidade de pai e mãe.
Enfim, irresponsabilidade coletiva...
Sol somente com proteção e nos horários indicados.
Sua pele e sua saúde agradecem.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bala na Agulha...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgONjSrmMpa-9_MBFz2Uy6l5_doGT2VLfIqTsGmM1GVM_L3qR1sHBrwvQUyFe3FlaTDpWzaRbKmitbINtdDdmKkVblmRZ5RPRfxLZMQvOrrvJZrvQNrWv3TZT_EYBkVHNYP_QFAwSDOcYUF/s1600/Bala+na+agulha.jpg
Martha Medeiros entrou mais uma vez no assunto da terapia alternativa por conta do livro "Bala na Agulha", de Zeca Baleiro.
Nele, Zeca reúne crônicas postadas e seu blog, versos e frases. Entre tantas reflexões, uma diz: " Terapia/ faço em casa/ ao pé da pia."

Terapia da Louça...




















Acreditem...adooro lavar louça.
Há anos atrás li uma coluna da Martha medeiros em que defendia a ideia de que lavar a louça é uma terapia alternativa das mais eficazes. Na época confirmei e continuo concordando com a ideia.
Organizo pensamentos, penso e repenso...Avalio alternativas e até tomo decisões. E, se lavei louças durantes esses dias de férias...  Essa é a parte do "avental na cintura", que comentei no post anterior.
Ontem, lendo um caderno do jornal de domingo ( atrasado), onde "Martha" escreve, vi que ela voltou no assunto da "tal terapia". Terminou a coluna assim: "Quando estiver pensando muita besteira, amarre um avental na cintura e mantenha sua sanidade".

Olá...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjooLdQpUsp9FRePAUwD14b0IWQhhkSIqZWtzPfu7q5DPTHUkOOnk8Lc-Gk_mVI3RdFIVl8E4wNom2Yj6CPfLM-nRP6X5UIEqhEDDnRgt5kiYBL4Z-KZOSTG9rwvdOK1_4l5sJzYOkfwAs/s1600/mulher0986784.jpg
Viajei e já voltei...Fiquei sem conexão.
Ah, que falta faz.
Como disse uma amiga: "Vai sair de férias?"
Respondi: "Sim. De avental na cintura e lenço na cabeça."
Afinal, férias escolares fico de "mama" integralmente...Sem trégua.
Mas, dá pra se divertir e relaxar junto com a turma.