
"Um estudo publicado recentemente na revista científica Child Development, por exemplo, diz que elas são capazes, inclusive, de julgar intenções por volta dos 3 anos de idade.
A pesquisa do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, feito com 90 crianças de aproximadamente 3 anos, na Alemanha, mostrou que elas entendem se uma ação é boa ou má e agem a partir disso. No experimento, elas viam um adulto rasgando o desenho ou quebrando o pássaro de argila do outro. Isso era feito de duas formas: ou acidentalmente (o adulto, por exemplo, deixava o pássaro cair sem querer) ou de propósito.
Em seguida, as crianças eram incentivadas a entregar uma bola de argila (que tinha sido usada numa espécie de jogo para familializar a criança com aquele experimento), para reconstruir o pássaro, a quem quisessem. O resultado foi o que se espera de um adulto: elas preferiam dar o objeto àqueles que agiram sem querer.
A novidade do estudo está no fato de que ele comprova que até mesmo os menores são capazes de lidar com valores morais (bem e mal) – coisa que estudos anteriores afirmavam que só acontecia por volta dos 5, 6 anos de idade."

Nenhum comentário:
Postar um comentário