
Este é o nome do artigo que li no mês passado, no Jornal "Zero Hora", do sul do país.
Quem escreveu chama-se Danilo Gandin que é escritor e conferencista.
Confesso que quando li do que se tratava o texto, foi como um desabafo para mim.
Pensei:
-Que bom que não tô ficando maluca. Há algum sentido no que eu penso sobre educação.
Vou citar alguns trechos de Gandin...
"Quando, hoje, se debate a escola, muito se fala em limites e em punição. Livros e artigos são gastos em grande quantidade para estimular pais e educadores a dar limites a filhos e a alunos e a puni-los se infringirem uma regra."
"Esta volúpia por limites sempre acontece quando a sociedade ou alguns de seus setores entra em crise."
"Hoje, a escola- só estou falando de educação básica- está em crise. Do ponto de vista dos resultados que aparecem nas avaliações periódicas, é muito difícil defendê-la; enquanto processo, "passa" um conteúdo muito formalizado e restrito, utiliza como metodologia fundamental a fala do professor, é mais autoritária do que a sociedade em geral, reprova os alunos, desdobra-se em séries e em disciplinas... Construir um conteúdo que seja uma vivência de valores, um desenvolvimento de habilidades e um acréscimo de conhecimentos gerais sobre a natureza e sobre a sociedade é nadar rumo a um novo navio que precisa ser construído na instabilidade; firmar-se no já vivido , na reprodução conservadora da sociedade existente, é agarrar-se às tábuas soltas de um navio já naufragado."
"Querer limites é lutar pela volta ao que já se fez, ao que já se viveu, ao que se pensa que deu certo, embora se saibam os resultados da desigualdade social e os resultados pobres no saber e na aprendizagem."
"Abrir horizontes para crianças e adolescentes é crer na capacidade humana de construir e de construir-se."
"De fato crianças e adolescentes necessitam, para crescer, além de ser amados, conviver com adultos que saibam o que querem e para onde estão indo."
"À escola cabe fundamentar e tornar éticos os primeiros horizontes da ciência, da política, da fé, da linguagem, enfim de toda a cultura."
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