
Nesta manhã li a notícia de que o Senado da cidade-estado de Berlim pôs em vigor uma inovadora lei que permite às crianças da cidade emitirem ruídos de maneira natural e limita substancialmente as possibilidades de denunciar judicialmente o barulho infantil.
"– Ruídos produzidos por crianças são socialmente adequados e aceitáveis como expressão do desenvolvimento natural da infância – assinala o novo artigo da legislação de Berlim."
A nova lei beneficia especialmente as creches e outras instalações ao ar livre da capital alemã, como parques infantis e centros esportivos, que já foram alvos de denúncias de vizinhos por conta de ruídos ou barulhos, ou seja, a alegria de ser criança .
Em 2008, uma decisão judicial chegou a ordenar, após a denúncia de um vizinho, o fechamento de uma creche no bairro berlinense de Fridenau, devido ao barulho das crianças.
Depois de ler me dei conta que muitas vezes, também aqui em nosso país e nossas cidades me sinto extremamente incomodada com a cara torta e os olhares desaprovadores de algumas pessoas intolerantes à alegrias dos pequenos.
Claro que eles devem aprender a se portar nos lugares, como: restaurantes, lojas, museus, exposições...Mas as vezes requer, tempo e ambientação.
Infelizmente muitas vezes a alegria de viver novos ambientes, incomoda alguns.
Em Berlim agora é lei: criança pode fazer barulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário