Passei minha vida escolar inteira sofrendo deste mal. Precisava dormir um pouquinho mais. Nunca me atrasei, nunca faltei por causa disto. Mas, poderia ter sido mais prazeroso e ter deixado melhores lembranças se pudesse ter dormido mia hora mais todos os dias. Sempre pensei "por que é que tem que ser ruim se pode ser bom?" .
Agora o assunto está sendo bem discutido e vem a confirmar o que penso sobre as horas de sono dos estudantes e das pessoas em geral. Dê só uma lidinha no material...
"Sabe aquelas horinhas que seu filho quer ficar um pouco mais na cama, antes de ir para a escola? Pois os minutos excedentes podem representar muito para o aprendizado dele. Pelo menos é o que indicou uma pesquisa publicada na última semana na revista especializada Archives of Pediatric and Adolescent Medicine."
"De acordo com a principal autora do texto, a especialista americana em distúrbios do sono Judith Owens, do Hospital Infantil de Hasbro, retardar em meia hora o início da primeira aula na escola pode melhorar a saúde e a qualidade de vida dos adolescentes.
O pequeno atraso significou melhoras no humor, no nível de atenção e nas condições físicas de alunos da high school, equivalente no Brasil ao Ensino Médio. Um número menor de estudantes disse sentir fadiga ou falta de motivação no dia a dia, e o percentual de adolescentes que afirmaram se sentir infelizes ou deprimidos de vez em quando caiu."
Além disso, houve redução no número de alunos que procuraram o ambulatório médico do colégio reclamando de cansaço.
Os professores também notaram os benefícios: eles disseram que houve menos faltas ou atrasos no primeiro horário do dia.
A pesquisa também constatou que a quantidade de estudantes que dormiu menos do que sete horas caiu 80%.
Um modesto atraso teve associação com um aumento significativo na duração do sono e na diminuição da insônia. Para mim, o mais importante foi que os estudantes sentiram-se menos deprimidos e mais motivados a participar das atividades escolares — disse Judith Owens, principal autora do estudo.
A especialista em distúrbios do sono explica que os adolescentes devem dormir nove horas por noite e que uma duração menor do que essa pode trazer problemas de saúde e de concentração. Nessa fase da vida, eles necessitam dormir mais que o normal, pois estão passando por mudanças físicas, biológicas e comportamentais. Como, em média, eles vão para a cama depois das 23h, o horário ideal para acordar, segundo Judith, é por volta das 8h."
Agora é só colocar em prática...Que felicidade.
Fonte: Clic Rbs

