quinta-feira, 29 de julho de 2010

Homem tipo G...

No livro "Família Acima de Tudo" Stephen Kanitz define:
"O homem tipo G é o polígamo que não desenvolveu o gene da paternidade. Aquele homem que é um pai ausente, distante, mas atraente.
Seu único objetivo é engravidar o maior número de fêmeas possível e deixar a sorte dos filhos ao Deus dará. A sua estratégia é basicamente a de favorecer a quantidade, e não a qualidade.
Com o mesmo tempo gasto criando um filho, o homem G pode engravidar centenas de mulheres. Se 5 destes filhos chegarem à fase adulta, ele estará no lucro."
É, eles existem.

Família Acima de Tudo...

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img8/21627478_4.jpg
Recebi por e-mail ( meu marido enviou) trechos de um livro de Stephen Kanitz, Família Acima de Tudo.
Stephen Charles Kanitz é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da  Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.Tornou-se conhecido no Brasil principalmente por sua coluna na revista Veja, na qual é colunista desde 1998, na seção Ponto de Vista.
Segundo Kanitz, no livro Família acima de tudo, você vai redescobrir seu papel como pai ou mãe e começar a viver intensamente os melhores momentos de sua vida ao lado daqueles que realmente se importam com você.
Gostei dos trechos que li.
Fiquei com vontade de ler o livro...

Homem tipo P...

Segundo Kanitz:
"O homem tipo P é o pai presente, preocupado com a família nuclear, com dinheiro e herança para os filhos. Ele percebeu que era mais interessante cuidar dos seus filhos até a maturidade em vez de vê-los morrer às dezenas por abandono e negligência. Ele defende seus filhos dos predadores, sustenta-os até chegar a uma certa idade, e lhes ensina os segredos da vida."
Por sorte nossa, eles também existem...

Doação...

http://awardscircuit.com/main/wp-content/uploads/2010/06/toystory3_image.jpg
Aproveitando a onda do "Toy Story 3", hoje fizemos uma mega operação "organiza quarto".
Arrumamos as roupas no armário e organizamos os brinquedos.
Roupas pequenas foram separadas para doação e alguns brinquedos que já passaram da idade de interesse também.
Eles ficaram felizes com a ação e com a ideia de doar e fazer outra criança feliz.
Vi a satisfação de fazer o bem nos seus olhinhos quando entregaram a sacola em um abrigo aqui perto de casa.

Papai...

http://chrisduran.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/PAI-E-FILHO.jpg
E, na semana que vem os filhos se preparam para homenagear seus pais.
No domingo 8 de agosto é o "dia dos pais".
Vale aproveitar pra refletir sobre o papel do papai na educação dos filhos.
A importância de se fazerem presentes na vida dos pimpolhos e em como isso se reflete no seu crescimento.

História do "Dia do Papai"...

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. 

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Volta às Aulas...

http://www.vicosa.mg.gov.br/images/noticias/1249299938.jpg
As férias escolares estão chegando ao fim.
Hora de aproveitar os últimos dias da rotina mais leve e se preparar para voltar aos estudos.
Revisar o material escolar junto com seu filho e ver o que falta organizar.
Verificar se o uniforme está em ordem e se aqueles "remendinhos" necessários já estão feitos.
Tênis em ordem...
E, o ideal é começar a voltar a rotina o mais breve, para que não sintam tanto nos primeiros dias.
Voltar a dormir no horário é importante.
Fazer uma sessão de leitura com os livros da biblioteca é legal...
Incentive-os a voltar com a energia toda.

A Sacola de Pano...

http://www.artesdoartesanato.com/images/Sacola%20com%20Recreio%20-%203827600.jpg
Acabamos de voltar do supermercado, eu e meus filhos.
Estão de férias e até "super" vira programa.
Sempre que lembro levo junto uma "sacola de pano" para trazer as compras, assim poupamos a natureza de mais e mais sacolas plásticas.
Claro que o uso da sacola de pano é mais uma das questões culturais que deveríamos mudar.
Falo que é uma questão cultural porque todas as vezes que chego com a tal "sacola de pano", me olham como se eu viesse de outro planeta. A caixa, o fiscal, o empacotador,... Acham muito estranho.
Mudanças.
Nosso, ainda "rico" pobre planeta, precisa ser levado a sério com urgência.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia do Agricultor...

 http://www.smartkids.com.br/conteudo/datas-comemorativas/julho/dia-do-agricultor.gif
Uma ou duas vezes por semana eu e meus filhos vamos a uma "feira" de produtos rurais. Produtos fresquinhos e saudáveis, plantados e cultivados pelas mesmas mãos que ali o vendem. Procuro chamar a atenção dos meus filhos para estes detalhes. Pois, muitas vezes vamos ao supermercado, compramos nossas frutas, verduras e legumes e sequer lembramos quem está por trás de tudo.
Ele já foi chamado pelo mais variados termos: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor, agricultor familiar e merece todo nosso respeito. 
Dia 28 de julho é o dia do agricultor.

Projeto...

Falando em confiança e em pediatra, como na postagem de hoje, li uma notícia local que me chamou a atenção e me deixou feliz.
O Pediatra e também vereador Sérgio Kniphoff apresentou um projeto na Câmara de Vereadores da minha cidade propondo a proibição dos anúncios de festas que incentivem entre os frequentadores o consumo de bebidas alcoólicas.
Quando questionado sobre o projeto comentou que foi uma necessidade sentida durante o Fórum Municipal de Combate à Drogadição e que temos que parar de afirmar que o acesso a drogas precisa ser combatido, ao mesmo tempo em que aceitamos como normal chamamentos de eventos em que a atração maior é a gratuidade ou a venda de bebidas alcoólicas a preço baixo.
Falou ainda que não é contra os eventos. Mas não entende que não existam outros atrativos  que possam e mereçam ser destacados ( além da bebida alcoólica).
Para finalizar, o vereador diz que os eventos têm que ser oportunidade de convívio, de amizade, de namoro. Mas o que se vê, nos últimos tempos, é que estão se transformando numa competição etílica. Está comprovado que o álcool, apesar de socialmente aceito e não ilícito, tem sido porta de entrada para o consumo de outras drogas.
Tomara que o projeto seja aprovado e que sirva de exemplo ao país. Já é um belo começo para que a mudança cultural aconteça.
Fonte: O Informativo do Vale.

Xícara de Chá...

 http://farm4.static.flickr.com/3578/3481292352_3b8ed9ce0b.jpg
Sempre disse que os pais não pensam igual as mães...
Parecem mais tranquilos ou mesmo distraídos.
Recebi por e-mail esta estórinha que traduz de forma divertida este pensamento.
"Um dia minha mãe saiu e meu pai ficou tomando conta de mim. Eu tinha uns dois anos e meio. Alguém tinha me dado um jogo de chá de presente e era um dos meus brinquedos favoritos.
Papai estava na sala vendo TV, quando eu trouxe para ele uma xícara de "chá", que na realidade era apenas água. Após várias xícaras de chá, recebendo elogios entusiasmados do papai, minha mãe chegou.
Meu pai fez ela sentar-se na sala, para me ver trazendo-lhe uma xícara de chá, porque era 'a coisa mais fofa do mundo'!. Minha mãe esperou e lá vinha eu pelo corredor com uma xícara de "chá" para o papai, que bebeu tudo prontamente.
Então ela disse (apenas uma mãe saberia):
- Passou pela sua mente que o único lugar que ela alcança água é na privada?
Os pais não pensam igual às mães....."

Confiança...

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQX7MeJyZ-z691pd19oeCVbZUyjYjk3ckSGkzhza4Pm5p1WpMokzBFhngGPmFTD5bjUnlOjzTOXzGaECHiAutPz4P2TmDSSZDR7auf5W8PPG0eF9-F4i2U519A0sxHduSMWeTQjiC5flA/s320/pediatra2.jpg
Essa é a palavra que define a relação da mãe com o pediatra, uma das especialidades médicas mais conhecidas do mundo. E para ela, a opinião deste médico tem tanta importância, que muitas vezes ele pode ser requisitado na madrugada de um feriado prolongado, antes mesmo da avó materna, que curiosamente neste caso fica em segundo plano.
A participação do pediatra na rotina da família começa logo nas horas iniciais de vida de um ser humano, quando o bebê acaba de nascer e precisa passar pelos primeiros exames. O trabalho desta especialidade consiste em prevenir e tratar doenças entre as primeiras horas de vida até mais ou menos os 18 anos de idade.o pediatra é de extrema importância na promoção de saúde e prevenção de doenças para que o ser humano se torne um adulto saudável e tenha possibilidade de chegar à terceira idade com boa qualidade de vida.A confiança que a mãe deposita no pediatra é prova de que a pediatria vai além dos cuidados com a saúde dos filhos e também visa o bem-estar familiar como um todo. 
Fonte: ZH On Line

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Casa dos Avós...

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbzm8cfvBt6G35PtDE75DerBPw-aB7XxHE93Yxm7lEiXCxAQbJevqFIJGG7aFGTZed61bTmwDEHEthoEhGvRqOYJHsaoiEfk932FkOr7-oZ1oMnX1tGHOqCp2Cze-5ddY8sss5T9Fl__k/s400/av%C3%B4+e+neto
Ficar na casa dos avós geralmente é sinônimo de diversão. É comer pipoca e bolo de chocolate, brincar de luta no tapete da sala, ter a comida preferida na hora da refeição e ouvir muitas histórias. Mas não é apenas nas brincadeiras e na fuga da rotina que o papel deles é desempenhado; os avós podem ser conselheiros, educadores e um conforto em momentos difíceis.
A importância deles no desenvolvimento das crianças foi atestada em uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Gretanha, com 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Os estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes. Principalmente nos dias de hoje, quando os pais têm uma rotina atribulada, a proximidade é ainda mais benéfica - e necessária.
De acordo com o estudo, quase um terço das avós maternas tomam conta dos netos regularmente na Grã-Bretanha. Em entrevista a BBC Brasil, Eirini Flouri, do Instituto de Educação de Londres, disse que, em épocas de separação dos pais, muitos avós desempenham um papel importante ao trazer conforto aos netos e estabilidade a toda a família. A pesquisa também levantou que os avós foram muito importantes no momento de superar dificuldades como a implicância de colegas da escola e no planejamento do futuro, como a escolha da faculdade.
Alguma vez você pensou que seus pais ou sogros não dariam conta de um bebê ou que poderiam ficar desatentos por alguns minutos e ele se machucaria? Os americanos levam essa história tão a sério que fizeram uma pesquisa e constataram que crianças que ficam com os avós não têm esse risco aumentado por conta da idade dos cuidadores. 
Fonte: Revista Crescer. 

domingo, 25 de julho de 2010

Pequenas Coisas...

"O verdadeiro sucesso é ser feliz. Quando a nossa luta é para realizar as metas da alma, então estamos a caminho do sucesso. Aliás, lutar pelo sucesso só é saudável quando se constrói a felicidade. O mais importante de tudo é poder ter a sensação de que viver vale a pena. Viver a plenitude da experiência de brincar com uma criança ou saborear uma fruta. Apreciar o contato dos pés descalços com um gramado ou com a areia da praia. Perceber o vento batendo no rosto ou a água da chuva escorrendo pelos cabelos. Sentir a alegria de um pescador voltando para casa com o alimento para sua família. Sucesso não é só o trabalho pelo trabalho. O verdadeiro sucesso é satisfazer sua ânsia de felicidade, cumprir sua vocação de ser feliz. E isso você só consegue quando se relaciona com sinceridade com as pessoas que ama, quando é amigo de seus filhos e, principalmente, quando consegue ser amigo de si próprio." Roberto Shinyashiki

Dia da Vovó...

 http://www.gpdesenhos.com.br/imagens/looneytunes/vovo2.jpg
Hoje, 26 de julho, se puder abrace sua vovó. Senão ligue, mande e-mail...
Só não deixe de lembrar. Dê uma "canja" pro vovô também, ele merece.
Parabéns.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Escritor...

http://www1.portal.objetivo.br/junior/apoio/aprenda_objetivo_junior/img/Livro2s.GIF
No dia 25 de julho comemora-se o dia do Escritor. 
Fiquei encantada com a idéia e execussão de um escritor gaúcho, que mora no interior do Rio Grande do Sul. José Alfredo Schirholdt mora em  uma rua onde passam ônibus e em frente a sua casa há uma parada. Ele conta que observava as pessoas esperando o seu ônibus sem ter o que fazer. Foi então que colocou uma caixa com revistas e livros a disposição para quem quiser ler enquando aguarda o seu transporte.
Parabéns a ele pelo dia e pela iniciativa.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia do Amigo...

http://www.collider.com/uploads/imageGallery/Toy_Story/toy_story_movie_image_buzz_and_woody.jpg
Ontem foi o Dia do Amigo...
De amizade Buzz e  Woody entendem bem.

Toy Story 3...

http://www.portallos.com.br/wp-content/uploads/2010/02/toystory3_01.jpg
Férias... E, temos que achar o que fazer e como divertir os meninos.
Hoje fomos ao cinema assistir "Toy Story 3" e adoramos...Digo adoramos, por que eu adorei também.
Além de ser divertido, emociona passando várias mensagens legais.
O filme aborda como devemos zelar pelos brinquedos e o vínculo que estabelecemos com eles. Um brinquedo bem cuidado pode ser futuramente doado a quem precisa e vai saber cuidá-lo.
Entre os brinquedos da estória lições de amizade, companheirismo e superação.
O garoto Andy cresceu, agora com 17 anos vai para a faculdade e precisa decidir o que vai fazer com seus brinquedos; se vão para o sótão ou para o lixo. Depois de ensacar todos os brinquedos (exceto Woody, pois ira levar pra faculdade), sua mãe o confunde com um saco de lixo qualquer e os brinquedos vão para a sarjeta. Woody avisa aos companheiros que Andy os iria colocar no sotão, porém eles não acreditam e vão para a creche Sunnyside. Algum tempo depois, eles descobrem que Woody falava a verdade, e tentam voltar para casa. Mas essa volta será cheia de aventura e aprendizado.

Levadas da Breca...

Aqui está parte do texto de Cybele Meyer, que comentei, sobre hiperatividade e déficit de atenção...
"Nos dias de hoje é muito comum pais e professores comentarem sobre crianças hiperativas. A bem da verdade hiperatividade é o assunto da moda, e como tudo que está na moda é usado em demasia.
A criança “levada”, bagunceira e desobediente está sendo rotulada como hiperativa.
Criança saudável tem muita energia. Antes elas podiam correr no quintal, brincar e pular na calçada longe dos olhares atentos das mães. Voltavam imundos para casa como prova de que haviam brincado bastante. Tomavam banho, jantavam e dormiam porque estavam exaustas. Hoje, a criança fica confinada nos apartamentos onde têm que dividir o espaço com os móveis, enfeites e eletroeletrônicos. A energia saudável da criança continua a mesma e ela precisa gastar. Então ela fica pulando de um sofá para o outro, correndo em volta da mesinha de centro, até que num determinado momento cai e se machuca ou quebra alguma coisa. Então a mãe entra em ação e imagina ter algo errado com seu filho, ou seja, ele é hiperativo. Vejam só o contrate: A criança saudável de ontem é a criança hiperativa(doente) de hoje. Mesmo na escola a criança não consegue “gastar” toda a energia que necessita. As escolas de Educação Infantil são casas adaptadas e na verdade não possuem espaço para correr e brincar. Elas têm que ficar sentadas na sala de aula fazendo atividades. Dificilmente saem para realizar alguma atividade ao ar livre. Se vão ao parquinho têm que ficar sentadas “fazendo bolinho” de areia. Quando começam a correr logo são desestimuladas em razão do perigo de cair e se machucar.
Então aonde é que elas vão gastar toda essa energia?
Temos que ser responsáveis ao falar em hiperatividade.
Criança levada é criança saudável.
Muitas vezes o comportamento da criança está mais ligado à ausência de orientação do que a hiperatividade. O papel dos pais na educação é fundamental para o bom desenvolvimento comportamental do filho."
Cybele Meyer. www.maecomfilhos.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Transtorno do Déficit de Natureza...

http://futurethought.pbworks.com/f/1188138720/Richard-Louv_LastChildPBcover.jpg
Mais ou menos nesta época do ano passado li e postei um texto de uma pedagoga que falava sobre como crianças que moravam em apartamento, tinham menos contato com a natureza e mais restrições dentro de casa, chegavam mais agitadas na escola. A necessidade de pular, correr e explorar o espaço parecia mais intensa. Muitas vezes tais crianças eram encaminhadas a avalições e diagnosticadas como hiperativas e com déficit de atenção. E, ritalina nelas...
Adorei e concordei com a idéia.
Este final de semana li sobre o autor americano Richard Louv que cunhou o termo Transtorno do Déficit de Natureza para descrever o dano causado a crianças que não experimentam o mundo natural.
Já faz cinco anos que Louv publicou Last Child in the Woods (A Última Criança nos Campos, em tradução livre), best-seller nos EUA que explora o que acontece, aos indivíduos e à sociedade, quando as novas gerações param de brincar em meio à natureza. 
Transtorno do Déficit de Natureza, como chamou.
A obesidade é o mais visível dos problemas, mas há um corpo crescente de pesquisa mostrando que o tempo gasto no mundo natural tem um impacto significativo mais amplo do que o bem-estar físico.
Crianças podem crescer bem sem a natureza, mas, com isso, há um aumento notável em distúrbio de déficit de atenção, habilidade de aprendizado, criatividade e saúde mental, psicológica e espiritual. 
Louv destaca que, em algumas escolas dos EUA, mais de 30% dos alunos usam ritalina.
– Perdi a conta do número de professores que me contaram o quão diferentes eles se tornam quando você os deixa saírem para explorar a natureza. A natureza é a ritalina deles – conta. 
E mais, quem vai se chatear em cuidar do planeta se não há mais ninguém com qualquer entendimento, interesse ou conexão com seu ambiente natural?
Fonte: Clic Rbs.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Férias...

Todo fim de semestre é a mesma história. As crianças entram em férias e os pais ficam de cabelo em pé, sem saber como organizar o tempo da gurizada. No caso em que os adultos trabalham longe de casa e não têm folga durante a semana, a dificuldade fica ainda maior.
Seja com avós, babás, tios ou mesmo com você que as crianças vão ficar, organize bem o cronograma das atividades. 
A responsabilidade de tornar o descanso deles uma diversão é sua. Agende todo o tempo fora do trabalho para realizar atividades com seus filhos. Eles podem ser pequenos, mas entenderão que você tem que trabalhar, porém fora desse horário, a atenção deve ser deles.

Importante...

Falando em "respeito" e aproveitando as férias, converse com seu filho.
Um assunto bem importante que vale a pena interar-se é o "bullying".  Explicar o que é, como e onde pode acontecer o bullying.
Colocar seu filho a par o ajudará a se defender da prática e ao mesmo tempo saber que  deve respeitar sempre os semelhantes e também as diferenças.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lição: Respeito.

Sei que a vida é corrida, muitos compromissos, preocupações...
Em meio a tudo isso, filhos.
Filhos que são responsabilidade nossa.
Não só as resposabilidades financeiras, mas principalmente as responsabilidades de cunho emocional e afetivo.
Essa última parte noto que está ficando em desuso.
Vejo muitos pais que deixam seus filhos na porta da escola no inicio da manhã e os buscam no fim da tarde quase que como terceirizando um serviço à escola ou a uma babá...Vejo-os meio perdidos.
Ontem assisti uns quinze minutos de um treino, fora do horário escolar, com criancas de 7, 8 e 9 anos.
Fiquei chocada.
Chocada com a quantidade de xingamentos, insultos, depreciação ao colega não tão habilidoso. Claro que normalmente vinha dos maiores prara os menores.
Fiquei pensando que através do esporte poderiamos tirar grandes lições e que fosse uma forma prazerosa de trabalhar valores como cooperação, amizade, honestidade, solidariedade, além de aprender a  ganhar e perder de forma saudável.
Pensei que houve uma falta de respeito muito grande por parte daquelas crianças. Ao mesmo tempo, lembrei que esta "lição do repeito" eu tratei logo de frisar muito bem para os meus dois filhos. Ela é simples e logo foi compreendida.
O que falta naqueles garotos, então?
Alguém que lhes ensine? Provavelmente.
Alguém que lhes cobre? Com certeza.
Não basta ser pai e mãe. Tem que participar e educar.

A Palmada...

http://purapolitica.com.br/novosite/wp-content/uploads/2009/12/violencia.jpg
Foi encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir a prática de castigos físicos em crianças e adolescentes.
A "palmadinha" faz um tempo que virou polêmica e discussão.
A proposta é de que a nova lei seja incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que pais, professores e babás que fizerem uso de beliscões, empurrões ou puxões de cabelo em crianças sejam penalizados.
Especialistas divergem em suas opiniões sobre o andamento que terá alei na prática.
Enfim, sou da opinão que tudo o que vier para coibir práticas de agressão, que muitas vezes começam com uma "palmada", vem bem.
Nunca ouvi dizer que palmada ou agressão física educasse.
Pelo contrário, magoam, amedrontam e despertam os pequenos para sentimentos de raiva e violência.
Paciência, diálogo e carinho educam seres de bem...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Liberdade de Pensamento...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlLV6TXAahirEfDLVpFNfbpvWxcjgu6wKoQ2CycAzxAfr2dwO29rxjcFDZQ0YmmmpqCJvxBsWgGAgu042S7VLA17VCnIWtoGCDhEUAaRmIuR4nlu8Xa6DdtwxqR1MwWYQGTSEuDVbElmu9/s400/terra-eps.jpg
No dia 14 de julho é comemorado em todo o mundo o Dia da Liberdade de Pensamento. A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Desejo que todos a usem com sabedoria.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Múltipla Escolha...

http://www.caotico.com.br/wp-content/uploads/2010/06/m%C3%BAltiplaescolha.jpg
A vida é um cenário com um palco e muitas portas, e diversas maneiras de encarar esse jogo: como um trajeto, um naufrágio, um poço, uma montanha... Somos, em parte, resultado das nossas próprias decisões. As palavras são da escritora Lya Luft, 72 anos, e estão em seu último livro, Múltipla Escolha.

Horinhas de Sono...

Passei minha vida escolar inteira sofrendo deste mal. Precisava dormir um pouquinho mais. Nunca me atrasei, nunca faltei por causa disto. Mas, poderia ter sido mais prazeroso e ter deixado melhores lembranças se pudesse ter dormido mia hora mais todos os dias. Sempre pensei "por que é que tem que ser ruim se pode ser bom?" .
Agora o assunto está sendo bem discutido e vem a confirmar o que penso sobre as horas de sono dos estudantes e das pessoas em geral. Dê só uma lidinha no material...
"Sabe aquelas horinhas que seu filho quer ficar um pouco mais na cama, antes de ir para a escola? Pois os minutos excedentes podem representar muito para o aprendizado dele. Pelo menos é o que indicou uma pesquisa publicada na última semana na revista especializada Archives of Pediatric and Adolescent Medicine."
"De acordo com a principal autora do texto, a especialista americana em distúrbios do sono Judith Owens, do Hospital Infantil de Hasbro, retardar em meia hora o início da primeira aula na escola pode melhorar a saúde e a qualidade de vida dos adolescentes. 
O pequeno atraso significou melhoras no humor, no nível de atenção e nas condições físicas de alunos da high school, equivalente no Brasil ao Ensino Médio. Um número menor de estudantes disse sentir fadiga ou falta de motivação no dia a dia, e o percentual de adolescentes que afirmaram se sentir infelizes ou deprimidos de vez em quando caiu."
Além disso, houve redução no número de alunos que procuraram o ambulatório médico do colégio reclamando de cansaço. 
Os professores também notaram os benefícios: eles disseram que houve menos faltas ou atrasos no primeiro horário do dia.
A pesquisa também constatou que a quantidade de estudantes que dormiu menos do que sete horas caiu 80%.
Um modesto atraso teve associação com um aumento significativo na duração do sono e na diminuição da insônia. Para mim, o mais importante foi que os estudantes sentiram-se menos deprimidos e mais motivados a participar das atividades escolares — disse Judith Owens, principal autora do estudo.
A especialista em distúrbios do sono explica que os adolescentes devem dormir nove horas por noite e que uma duração menor do que essa pode trazer problemas de saúde e de concentração. Nessa fase da vida, eles necessitam dormir mais que o normal, pois estão passando por mudanças físicas, biológicas e comportamentais. Como, em média, eles vão para a cama depois das 23h, o horário ideal para acordar, segundo Judith, é por volta das 8h." 
Agora é só colocar em prática...Que felicidade.
Fonte: Clic Rbs

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dia da Pizza...

 http://www.tathy_mais_leve.blogger.com.br/pizza.jpg
Essa é boa...
No país onde tudo acaba em pizza, não poderia faltar o "dia da pizza".
Neste sábado, 10 de julho, comemora-se o Dia da Pizza, uma delícia da cozinha italiana. 
No Brasil, o Dia da Pizza foi criado em 1985, em São Paulo, pelo então secretário estadual do Turismo Caio Pompeu de Toledo.
Então vamos comemorar com pizza...

Adorável House...

 http://kid.ingamevg.com/images/dr_house.jpg
À noite, depois que que providencio o banho, o pijaminha e a jantinha dos meus adoráveis pimpolhos, gosto de dar uma paradinha e assistir um pouco de TV. Normalmente gostava de assistir as novelas globais. Mas, desde que comecei a acompanhar "House", me apaixonei e sinto falta quando perco um episódio. 
Dr. Gregory House é um gênio da medicina que lidera um grupo de diagnosticistas no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital
House é descrito como um cínico, sarcástico e ranzinza, esta última uma das palavras mais usadas para definir o personagem.
Na série, ele e sua equipe enfrentam casos totalmente fora do comum, que desafiam sua inteligência e raciocínio, obrigando House a muitas vezes utilizar de práticas heterodoxas de diagnóstico e motivações terapêuticas radicais. 
Brilhante, House é motivado mais pela descoberta do quebra-cabeça, a ligação dos sintomas, para fazer o diagnóstico mais acertado do que propriamente a vida do próprio paciente. Mas, quem ganha no final é paciente que passa por suas mãos.
A racionalidade forte de House resultam em conflitos frequentes entre ele e sua equipe. 
Além disso, por trás dos casos médicos ainda são relatados a vida dos personagens e seus problemas pessoais.
Conhecendo melhor House, acabamos simpatizando com ele do jeitinho que é.
Dr. Gregory House, interpretado pelo Hugh Laurie.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Licença-maternidade...

 http://camiloaparecido.blog.terra.com.br/files/2009/04/mulher-gravida.jpg
As futuras mamães poderão ter seis meses para cuidar de seus recém-nascidos. Por unanimidade, o Senado aprovou, na noite de ontem, o projeto que amplia de quatro para seis meses a licença-maternidade obrigatória no país. A proposta precisa ainda ser votada em segundo turno pelos senadores e passar pela Câmara.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Escova de Dentes...

Lendo esta matéria sobre a escolha da escova dental e os cuidados de higiene, me dei conta que tenho que dar mais atenção para essa parte tão importante que é a saúde bucal, nossa e de nossos filhos.
Uma escova de dentes adequada pode ajudar os pais a incentivarem os filhos, mas é preciso saber escolhê-la e mantê-la em condições de uso, o que não ocorre com muita frequência, comprovou um estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.
A pesquisa avaliou a condição de escovas dentais usadas por 60 crianças com idade entre três e 12 anos, atendidas na Clínica de Odontopediatria.
O resultado foi impressionante: 61,82% das escovas de dentes tinham cerdas deformadas pelo uso e 63,94%, resíduos visíveis a olho nu. Além disso, menos da metade apresentava o tamanho adequado à boca da criança. Do lado dos pais, 79,68% achavam que a escova dental do filho estava em boas condições.

Cuidados com a Escova Dental...

http://semtempero.files.wordpress.com/2008/04/escova.jpg
* A umidade e os restos de alimento são um prato cheio para a proliferação dos germes. Por isso, a escova acaba contaminada. A limpeza é tão importante quanto os cuidados com a escova. A má higiene favorece o acúmulo de placa bacteriana, o que provoca cáries e doenças na gengiva também.
* Para os bebês, a mãe deve umedecer uma gaze com soro fisiológico ou água filtrada e passar suavemente na gengiva, após a amamentação. Lave as mãos antes de começar a escovar os dentes
* Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois
* Após usar a escova, lave-a bem em água corrente. E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água
* Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorehexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais
* Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.
Fonte: André Abrão, ortodontista.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Evite gripes e resfriados...

 http://www.radicallchic.blogger.com.br/gripe_ilustracao.jpg
Outono e inverno são períodos críticos para quem tem filho pequeno. Nessa época, os casos de doenças respiratórias aumentam, e os cuidados com os pequenos devem ser redobrados, fazendo com que muitas mães se perguntem até que ponto as precauções extras com a saúde são importantes ou excessivas.
No cuidado diário com os filhos pequenos, os pais devem manter certas precauções, sem serem exagerados. É importante evitar choques térmicos, programando o banho do bebê para um momento em que não será mais necessário sair de casa, por exemplo.
Sair com o cabelo molhado no frio, nem pensar.
As crianças precisam ser bem agasalhadas e protegidas do vento, principal inimigo quando o assunto é saúde. Para isso, sugere-se o uso de mantas e tocas de lã, cobrindo nariz, boca e ouvidos.
Boa higiene também é fundamental em relação aos objetos do bebê. 
Mamadeira bem lavada e o uso de lenços descartáveis são aliados para evitar as doenças indesejadas.
As mães devem ficar longe dos paninhos. O melhor é usar material descartável, até mesmo um papel higiênico macio, para limpar o nariz do bebê. Paninho é como mão, acaba carregando as bactérias até a criança.
Lavar sempre muito bem as mãos.
Fonte: ZERO HORA - MEU FILHO

Mama Madonna...

 http://www.estilogarota.com/wp-content/uploads/2009/12/269.jpg
 http://ultimigossip.myblog.it/media/00/01/1075717376.jpg
 http://viasaudavel.files.wordpress.com/2009/12/20091216_madonnatable_560x375.jpg
As mamas também podem andar na moda. 
Adorei a campanha...
A cantora Madonna interpreta uma verdadeira 'mamma' italiana na campanha para coleção de outono/inverno 2011 da grife Dolce & Gabanna.
Momentos que simulam situações caseiras trazem Madonna em um mercadinho, em um almoço com a família em um fim de semana e ao lado de uma costureira.
– Queremos seguir com a mensagem de que moda faz parte da natureza humana – afirma o estilista Stefano Gabbana. – Mostramos ainda um lado mais próximo e humano da cantora.
Em muitas poses para a grife Madonna aparece com renda preta. No dia 13 de julho a campanha da marca italiana de alta-costura será oficialmente lançada.
Fonte: WWD
DONNA ZH ONLINE

Cuide-se...

http://mountainbikebh.com.br/cancerdemama/img/logo_cancer.gif