terça-feira, 6 de julho de 2010

Câncer de Mama...

http://www.ips.gov.py/principal/fotos/logo.cancer.mama.jpg
De 1975 a 2000, dobrou o número de casos de câncer no mundo. Até 2020, esse número será novamente multiplicado por dois. Até 2030, deve triplicar. Em relação ao câncer de mama, só em 2009 mais de 1,5 milhão de mulheres foram acometidas pela doença no mundo. Em Porto Alegre, a doença é a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e também a principal causa de mortes por câncer em todas as faixas etárias. Neste ano de 2010, devem surgir 1.040 novos casos na capital dos gaúchos e quase 5 mil no Rio Grande do Sul, de acordo com dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer.
Trata-se de um problema global, mas que exige soluções locais, pensadas de acordo com a realidade de cada país, Estado e município. 
Mas por que nossas mulheres continuam morrendo tanto de uma doença curável em praticamente metade dos casos? Porque ainda temos muitas barreiras a vencer. A primeira delas é a desinformação. Precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado global com a saúde, que inclui a mamografia anual a partir dos 40 anos. O exame é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, acreditem, mais de 40% das brasileiras com mais de 50 anos nunca fizeram mamografia em suas vidas.
Precisamos, ainda, capacitar os profissionais de saúde para o melhor atendimento e diminuir o tempo entre o diagnóstico da doença e o início do tratamento. Na rede pública, muitas mulheres recebem o diagnóstico e ficam à espera da cirurgia por um período muito maior do que os 60 dias preconizados pelos médicos. A doença avança enquanto elas esperam.
Mas, para salvar mais vidas, é preciso mobilização social e, sobretudo, vontade política. 
Fonte:ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário