Pra terminar o ano rindo muito e começar o próximo rindo mais ainda...
Blog poesia e outras coisas com mensagem de mãe para mães sobre o dia a dia das mães e filhos
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Um Mundo Melhor...

Que todos tenhamos perspectivas...Que todos olhamos juntos na mesma direção em busca de um mundo melhor. Que as diferenças sirvam para agregar, aproximar e fazer com que cresçamos como seres humanos.
Feliz 2011...
O Despertar...

Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, que vem do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.
Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
O Tempo...
Final de ano não tem como "não" pensar no tempo...Tempo que passou de pressa, que demorou, que nunca pára.
Marcelo Tas é jornalista e comunicador de TV e espirituosidade não lhe falta. Tem três filhos: Luiza, 20 anos, Miguel, 8, e Clarice, 4. É âncora do CQC ( que quando o tempo e a rotina ajudam eu assisto) e autor do Blog do Tas. crescer@marcelotas.com.br .
Sempre que posso leio suas colunas. Gosto de saber o que "pais" que vivem de fato a paternidade pensam.
Essa coluna, a qual postei alguns trechos fala sobre essa magia do "tempo".
"Na chegada do meu primeiro filho, tive um sonho delirante: em vez do bebê minha mulher tinha parido um relógio! Posteriormente, a experiência de pai me mostrou que o delírio era pura realidade. Filhos são uma espécie de tic-tacs inseparáveis que irão nos acompanhar pelo resto da vida. Quando nos tornamos pais, as semanas passam a ter sete dias e os dias 24 horas. A casa de uma família com filhos nunca fecha. É rotina comparável a uma farmácia de plantão ou batalhão do Corpo de Bombeiros.
O aprendizado de conviver com esses verdadeiros reloginhos de carne e osso às vezes é divertido mas bastante trabalhoso. Nas férias, gastei saliva para explicar para Miguel, meu filho de 8 anos, que não valeria a pena a gente ficar uma hora na fila de um brinquedo da Disney que nos traria apenas dois minutos de diversão. Semanas depois, a família toda está dentro do carro a caminho da casa dos avós, já exausta depois de 300 km de estrada. Miguel manda a clássica pergunta:
– Tá chegando?
– Sim, eu respondo, agora falta pouco. Só uma hora.
– Ué, aquele dia você não disse que uma hora demorava muito?
A sensação da passagem do tempo é totalmente diferente entre adultos e crianças por uma razão muito simples. Elas, as crianças, muito mais sábias, vivem o tempo todo no presente. Enquanto nós, adultos, vivemos angustiados com o passado ou ansiosos pelo futuro. O tempo é o grande dilema dos adultos. Passamos as duas primeiras décadas de vida sem nos importar com o assunto. Depois, tentamos evitar a todo custo o peso dos anos. Temos profundas dificuldades com a ideia da velhice, da perda de potência física ou do fato inexorável de que estamos a caminho do último dia de nossas vidas."( Marcelo Tas)
Um ano depois...
No final de dezembro de 2009, meu filho na época com 4 anos e meio fez a cirurgia da adenóide e colocou dreno no ouvido.
Segundo o pediatra, as mudanças são incríveis...A criança respira melhor, dorme melhor, as infecções de ouvido diminuem ou mesmo desaparecem.
Mas, isso na maioria dos casos. Pois, cá estou eu, um ano depois...As infecções durante o ano foram muitas, há três semanas curamos uma, e agora estou tratando outra...Muita febre, respira mal e dá-lhe antibiótico.
Por isso antes postei sobre os antibióticos e as receitas. Época de férias, todos viajam. E, agora não é só ligar pro médico e em último caso ele dita a medicação...precisa a receita. Bom por um lado ruim por outro.
E, bola pra frente e muita saúde.
Receita Médica...
Desde o dia 28 de novembro de 2010, os antibióticos só podem ser vendidos nas farmácias e drogarias do país mediante receita de controle especial em duas vias, preenchida de forma legível e sem rasuras. A primeira via fica retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda é devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.
As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar.
O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre esses produtos, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.
Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br
As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar.
O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre esses produtos, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.
Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal...
Oh!Oh!Oh! Paz, amor, muuuita saúde para os nossos pimpolhos...E um dinheirinho sempre ajuda.
Feliz Natal!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
A Véspera...

Eu estava cá pensando...E, a véspera do Natal é talvez mais interessante e esperada do que o próprio dia do Natal. Os preparativos da ceia, os presentes sob a àrvore, a roupa pra ocasião...E pra quem tem filhos mais ainda. Onde será que ele está? Quando vai passar? Eu vou ver? Enfim, o bom velhinho quase sempreacaba passando. Bom que fosse em todos os lares.
A expectativa acaba fazendo a festa...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Voltando pra Casa...
Sempre ouvi falar de livros dando dicas de como se preparar para receber o bebê...Mas, esta dica de livro fala de um dos momentos mais especiais, que é a volta pra casa com o bebê.
Mães que recém saíram da maternidade podem ficar um pouco perdidas na hora de escolher a melhor peça de roupa para dar o primeiro passeio com o bebê ou sozinha.
Especialistas em dar dicas aos pais, as pediatras Laura A. Jana e Jennifer Shu se tornaram famosas como autoras do livro Voltando Para Casa Com o Seu Bebê, recém lançado pela editora Martins Fontes. Elas afirmam que, para as mães se sentirem à vontade, precisam saber alguns truques.
Deve ser bacana...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Magia...
Eu tô observando os meus filhos... e comecei a lembrar da magia das propagandas de tv lá nos anos 80 quando eu era criança...
A Semana...
Pais...
Pais, sejam responsáveis...
Eu tenho verdadeira ojeriza, asco e tudo mais de ruim em relação ao cigarro. Tenho pai que fuma e mãe que parou acerca de dois anos, depois de quase morrer de enfarto. A cardiologista disse que se continuasse a fumar seria questão de pouco tempo para enfartar novamente e talvez não tivesse a mesma sorte de sobreviver.
Enfim, minha infância foi em meio a dois adultos fumantes...Claro que tomavam alguns cuidados...Mas, não adianta, o cheiro fica impreganado e o dano existe sim.
Lá pelos 10 anos passei a sofrer de rinite alérgia. Hoje, mal posso ver uma imagem de alguém fumando que meus olhos começam a lacrimejar e o meu nariz a coçar.
Nunca fumei, meu marido não fuma e procuramos não estar em ambiente com fumantes.
Mas, sei que o número de crianças expostas a essa porcaria é grande...Lendo esta matéria fiquei triste...Triste porque as crianças ficam aos cuidados de adultos...Adultos que devem zelar pelo seu bem- estar e agir com responsabilidade...
"Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgada no fim de novembro trouxe um dado preocupante: 40% dos 7,5 mil brasileiros que morrem anualmente em consequência direta do fumo passivo são crianças. Ou seja, a cada três horas, uma criança perde a vida em consequência dos cigarros de outras pessoas. "
"Especialistas alertam que a exposição diária ao vício de familiares pode causar o desenvolvimento de problemas respiratórios como asma e desenvolvimento mais lento dos pulmões."
"Especialistas alertam que a exposição diária ao vício de familiares pode causar o desenvolvimento de problemas respiratórios como asma e desenvolvimento mais lento dos pulmões."
... ao contrário do que ocorre entre os adultos, nas crianças os efeitos do cigarro são mais rápidos...o efeito é imediato. Em pouco tempo, os problemas respiratórios e cardíacos podem surgir isso acontece porque as células infantis são mais sensíveis que as dos adultos."
"...as crianças têm um ritmo respiratório mais rápido que o dos adultos, por isso elas inalam mais fumaça. Como os corpo são menores, as substâncias cancerígenas acabam se acumulando nas células, o que causa um desenvolvimento mais rápido de doenças."
"...as crianças têm um ritmo respiratório mais rápido que o dos adultos, por isso elas inalam mais fumaça. Como os corpo são menores, as substâncias cancerígenas acabam se acumulando nas células, o que causa um desenvolvimento mais rápido de doenças."
Fonte: Correio Braziliense
Show...

No sábado, a convite de duas coleguinhas, o meu filho mais novo quis ir a um show de patinação, na cidade vizinha.
A apresentação foi inspirada nos "clássicos da Disney".
Confesso que fui sem muita expectativa...Acabei me surpreendendo.
Ele adorou...muita luz, cor e som.
O figurino táva nota 10 e a organização também.
O empenho de todos os alunos na coreografia foi elogiável.
No final, fotos com as duas patinadoras pra guardar de lembrança.
Cuidados no Verão...
Filhos merecem sempre uma atenção especial.
É muito importante que os pais selecionem bem os alimentos. Nessa época do ano, o cardápio sai do convencional e é importante estar alerta para não correr riscos de intoxicação alimentar ou diarreia.
— Os alimentos de praias e clubes possuem forma de preparo e condições de higiene desconhecidas e nem sempre são conservados em temperatura adequada. Por isso, todo cuidado é pouco — alerta o pediatra Cid Pinheiro.
Beber bastante água e optar por comidas frias e leves é indicado em todas as situações. Isso evita a desidratação e demais acontecimentos indesejáveis.
Outra causa de grande preocupação das mães é o excesso de exposição ao sol.
Evite o sol entre 9h e 16h e use protetor solar em tempo integral. Caso ocorra a queimadura de sol leve, opte por hidratantes sem perfumes e nem corantes, para evitar alergias.
Vale ressaltar que a queimadura do sol e a insolação são diferentes. No caso de a criança apresentar sintomas como vômitos, desmaios, febre, olho fundo e pele ressecada, o ideal é procurar um médico imediatamente.
Fonte: Clic RBS.
Fonte: Clic RBS.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Super Trunfo...
Nas últimas semanas fiquei impressionada...Meus dois "adoráveis" brincando como anjos...Só ouvia as risadas.
De banho tomado, deitados na minha cama e jogando "Super Trunfo".
Um jogo de cartas de preço acessível e com vários títulos: carros, motos, animais, países, e ainda os da Disney...Toy Story, Carros, Ben 10, Turma da Mônica e muito mais.
Bem bacana...Todos os participantes tem vez e aprendem sobre o assunto.
Vale como dica de presente.





Os Presentes...
Sons do Natal...

Viva as férias de Verão!!!
Essa frase é dos meus filhos...Estão de f'érias escolares.
Apesar de ainda serem pequenos, estavam cansados da rotina...Rotina que pesa quando o final do ano se aproxima.
Ontem à noite estavam felizes com a apresentação de encerramento: "Sons do Natal".
Foi linda...Aliás, qualquer que fosse o "número"da noite seria lindo.
Coisas de mãe.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Criatividade em forma de Coração...

Como eu já disse em posts anteriores, "não basta ser mãe, tem que participar"...E, levar o filho no barbeiro também.
Hoje pela manhã fui levar o meu filhote mais novo pra cortar o cabelo e enquanto aguardava a vez li um pouco de jornal e assisti a uma matéria no "Mais Você"...Adorei a criatividade...Criatividade que virou de negócio rentável.
Um empresário e engenheiro australiano desenvolveu uma técnica para produzir morangos em formato de coração. É o "SEDUBERRY"


Josh Engwerda, 22 anos, do Estado da Tasmânia, no sul da Austrália, usa moldes plásticos ao redor de cada fruta que, ao crescer, adquire a forma inusitada.
Além disso, o material usado serve como proteção contra pestes, e possui seis pontos de ventilação para que a fruta respire e não seja afetada por fungos.
Segundo Josh, tudo começou fazendo um teste para agradar e presentear a namorada. Que amor!!!
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Pais Presentes...
Amanhã é o tão esperado último dia de aula...Eles estão ansiosos também, pois à noite é a apresentação de final de ano.
Cada turma é um pedacinho do show...Meu filho de 5 anos, inclusive disse que era pra eu levar um lenço, pois iria chorar...Achei uma graça...Só espero que de emoção.
Li em um artigo que a presença dos pais nos eventos nos quais os filhos participam deixa as crianças mais à vontade. Por isso, é tão importante que os pais compareçam aos eventos promovidos pelas escolas. É um momento para o qual as crianças se preparam com afinco e esperam ser reconhecidas.
Apesar de ser difícil conciliar as diversas atividades do dia-a-dia, é indispensável que os pais se façam presentes.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Lembranças Queridas...
Esta noite sonhei com uma amiga querida de infância...Quando acordei sem querer uma nostalgia fez parte de mim.
Então, lembrei que a última vez que nos vimos, menos de um mês atrás, falei de como tenho saudades da época em que estudávamos, brincávamos e depois na adolescência as saídas e festas...Foi que outra grande amiga disse que sinto isso porque fui feliz.
Bom , mais uma vez, eis que Martha Medeiros me consola. Encontrei um poema seu que fala de sentimentos...Sentimentos que não são só vividos por mim ou por ela...Adorei.
"Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos
Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão
Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci
Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante
Já
Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas
Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar
Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei
Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo."
Então, lembrei que a última vez que nos vimos, menos de um mês atrás, falei de como tenho saudades da época em que estudávamos, brincávamos e depois na adolescência as saídas e festas...Foi que outra grande amiga disse que sinto isso porque fui feliz.
Bom , mais uma vez, eis que Martha Medeiros me consola. Encontrei um poema seu que fala de sentimentos...Sentimentos que não são só vividos por mim ou por ela...Adorei.
"Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos
Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão
Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci
Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante
Já
Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas
Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar
Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei
Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo."
Conversando com o "Noel"...

...Ou melhor, "negociando com o Noel".
A poucos dias do Natal, uma conversa com Papai Noel acaba com qualquer mau comportamento. Rebeldias de um ano inteiro se transformam em promessas para o velhinho. Não pense que é só para os adultos que o final de ano representa reflexão...Até para as crianças, é época de rever atitudes e repensar o futuro.
O momento é de reflexão e atinge as relações familiares entre pais e filhos.
Incentivar a conversa entre o velhinho e a criança é saudável para o crescimento e o processo de aprendizagem durante a infância.
O personagem funciona como extensão dos pais, uma pessoa de referência para desabafos.
Mas, lembre-se dar limites cabe aos pais.
Saber explorar a figura do personagem, de maneira positiva, é um desafio para pais.
Conversar com os filhos, colocar os "pontos" que devem ser mudados ou melhorados e negociar de forma saudável. A época é propicia.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
Sou Fã...

E, quero ler...
"A Ciência Médica de House". O ex-repórter de saúde da CNN Andrew Holtz explica o que há de verdade e o quanto é ficção nas doenças do seriado estrelado pelo ator britânico Hugh Laurie.
Na série, o irônico e anti-social Dr. Gregory House e equipe atendem casos bizarros e difíceis no fictício Hospital Princeton-Plainsboro.
Na série, o irônico e anti-social Dr. Gregory House e equipe atendem casos bizarros e difíceis no fictício Hospital Princeton-Plainsboro.
House também é famoso pelo modo pouco convencional no trato com os pacientes e por suas recomendações nada ortodoxas.
Holtz aproveitou o inusitado das doenças e dos tratamentos como ponto de partida. Entrevistou profissionais, pesquisou publicações científicas e fez um livro que mistura curiosidades da série e comentário sobre a relação entre médico e paciente.
Além deste, mais dois livros foram inspirados na série.
"A Ciência Médica de House"
Autor: Andrew Holtz
Editora: Best Seller
Preço: R$ 29,90
"The House That Hugh Laurie Built: An Unauthorized Biography and Episode Guide"
Autor: Paul Challen
Editora: Ecw Press
Preço: US$ 17,95
"House Unauthorized: Vasculitis, Clinic Duty, and Bad Bedside Manner"
Autora: Leah Wilson (org.)
Editora: Benbella Books
Preço: US$ 17,95
Autor: Andrew Holtz
Editora: Best Seller
Preço: R$ 29,90
"The House That Hugh Laurie Built: An Unauthorized Biography and Episode Guide"
Autor: Paul Challen
Editora: Ecw Press
Preço: US$ 17,95
"House Unauthorized: Vasculitis, Clinic Duty, and Bad Bedside Manner"
Autora: Leah Wilson (org.)
Editora: Benbella Books
Preço: US$ 17,95
sábado, 11 de dezembro de 2010
Verão...
Bicho Geográfico...

A pouco estávamos dando uma volta de carro...Fomos até a casa de um casal de amigos, mas não estavam e uma vizinha disse que haviam ido pra praia.
No banco traseiro, ouvi um miado ou uma reclamação...Meu filho mais novo disse que já queria estar na praia.
Normalmente vamos depois do Natal e ficamos até o retorno das aulas...Casa, pátio, espaço...Tudo de bom.
Aí lembrei que esta semana li um artigo que falava sobre o "bicho geográfico". Sempre ouvi histórias a respeito, mas nunca soube bem o que era. Bom, as informações foram de grande valia e reforçou ainda mais a minha posião de que em areia de praia ou parques e pracinhas não devem ter animais (cachorros ou gatos) circulando.
As crianças adoram brincar na areia da praia. Essa divertida descontração, porém, pode trazer problemas especialmente para a meninada se alguns cuidados não forem tomados.
Uma das preocupações é o famoso “Bicho Geográfico”. A larva (Bicho Geográfico) é um parasita intestinal de cães e gatos. Aí vem o perigo: esses animais frequentam e defecam nos parques gramados, tanques de areia e praias.
Pois então, as larvas das fezes dos animais presentes na areia em contato com a criança penetram na camada superficial da pele. A larva caminha deixando seu rastro como um mapa na pele, por isso do nome “Bicho Geográfico”.
O rastro deixado pela larva na pele é de cor vermelha, de fácil reconhecimento e é acompanhada de muita coceira.
Os locais atingidos mais comuns são os pés e o bumbum devido ao maior contato das crianças com as áreas infectadas pelas larvas.
O tratamento é realizado com uso de pomada tópica em casos mais brandos. Se a lesão for extensa, medicação de uso oral pode ser receitada pelo médico.
Para evitar o “Bicho Geográfico” é importante que os pais tomem alguns cuidados. Use cangas, toalhas ou um pano para que a criança brinque com mais segurança.
Em áreas de praia, os locais próximos à calçada são mais perigosos, porque a circulação de animais é muito maior.
Não é à toa que a presença de animais em praias é proibida por lei.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Direitos Humanos...
Hoje é um dia especial... A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948.
Direitos Humano são aqueles que nascem com a pessoa, não importa a raça, a cor, o sexo, a religião ou a nacionalidade.
Esta atitude da Organização das Nações Unidas foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre estas crueldades estavam os crimes praticados pelos nazistas, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. E também as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas inocentes.
Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os diversos países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de afronta a esses direitos.
O princípio básico desta declaração está colocado logo no começo: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
Esta atitude da Organização das Nações Unidas foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre estas crueldades estavam os crimes praticados pelos nazistas, que atingiram judeus, comunistas, ciganos e homossexuais. E também as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de pessoas inocentes.
Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os diversos países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de afronta a esses direitos.
O princípio básico desta declaração está colocado logo no começo: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
Vale refletir...

A Visita...

Hoje, meu filho de 8 anos, apesar do sono e do cansaço, ganhou ânimo quando o lembrei que era "sexta-feira" e que era o dia da "visita à rádio".
A convite de uma das coleguinhas de escola, as duas turmas de 2 ano foram visitar a rádio, ver o seu funcionamento e o mais esperado: estar ao vivo na programação. É claro que eu e o mano estávamos de ouvidos atentos e sintonizados na hora certa...Ouvimos as turmas animadas tentando dar os seus recados, finalizando com um "beijo"coletivo. Coisa de mãe, mas acreditem, eu ouvi a voz do meu filhote.
Valeu a experiência...Vou esperar as novidades.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
O Ninho
A pouco postei sobre um passeio com os meus filhos e da lembrança que quero guardar...Já senti uma saudade...E, vai me perguntar de que??? Saudade do que acabei de viver e que não volta mais. Quem é mãe sabe do que estou falando. Aí, entrei no blog da Miréia Borges...Entrem também.
Pois, lá estáva um post seu falando um pouco dessa "saudade" que eu antecipo. Bom, tive que postar na íntegra de tão sincero e doce. As mães muitas vezes parecem duras, meio azedas...Mas, não é não...Somos doces e de coração mole.
"Quando falavam “o ninho vazio”, eu achava estranho e não entendia bem o porquê das pessoas dizerem aquilo.
Hoje chorei muito, pois minha última filha em casa começou a esvaziar o quarto para ir embora.
A dor é tanta, que a sensação de sei lá o que, começou a tomar conta de mim enquanto arrumávamos as coisas para ela deixar a casa para viver sua vida na sua casa.
É egoísmo...é posse...é autoritarismo...NÃO sei, mas que dói, dói.
Minhas filhas sempre foram muito ligadas em casa, apesar de sempre reclamarem de tudo.
Com a saída da mais moça, que casa esse mês, estou sentindo a cabeça oca, a sensação de que “meu ninho” feito com tanto amor para suportar as agruras que a vida nos impõe, tão aconchegante, feito para elas se sentirem confortáveis, agora está ficando vazio e ela seguindo o seu caminho com o que de melhor pude ensinar.
A tristeza é tamanha que estou chorando escrevendo esse texto. E pensando também na tristeza profunda, no buraco deixado na alma das mães que perdem seus filhos na morte.
Estou entendendo tudo com muita dor no coração por elas. Podem dizer que horror, que barbaridade, ela só vai casar...mas paciência estou sentindo que essa etapa nova da minha vida vai ser difícil de me equilibrar e caminhar. Sei que vou conseguir...mas gente!!!! Está doendo tanto."
Hoje chorei muito, pois minha última filha em casa começou a esvaziar o quarto para ir embora.
A dor é tanta, que a sensação de sei lá o que, começou a tomar conta de mim enquanto arrumávamos as coisas para ela deixar a casa para viver sua vida na sua casa.
É egoísmo...é posse...é autoritarismo...NÃO sei, mas que dói, dói.
Minhas filhas sempre foram muito ligadas em casa, apesar de sempre reclamarem de tudo.
Com a saída da mais moça, que casa esse mês, estou sentindo a cabeça oca, a sensação de que “meu ninho” feito com tanto amor para suportar as agruras que a vida nos impõe, tão aconchegante, feito para elas se sentirem confortáveis, agora está ficando vazio e ela seguindo o seu caminho com o que de melhor pude ensinar.
A tristeza é tamanha que estou chorando escrevendo esse texto. E pensando também na tristeza profunda, no buraco deixado na alma das mães que perdem seus filhos na morte.
Estou entendendo tudo com muita dor no coração por elas. Podem dizer que horror, que barbaridade, ela só vai casar...mas paciência estou sentindo que essa etapa nova da minha vida vai ser difícil de me equilibrar e caminhar. Sei que vou conseguir...mas gente!!!! Está doendo tanto."
Miréia Borges-http://www.nospassosdamaturidade.com.br

Assinar:
Postagens (Atom)