Ando preocupada com a alimentação do meu filho mais novo, apesar dele estar bem de peso e altura...Mas e os nutrientes e vitaminas como ficam??
Li este artigo sobre a "fome oculta"...
"A fome oculta é aquela em que não há falta de alimentos. A criança ou o adulto pode até estar com sobrepeso que ainda poderá ter a fome oculta. Essa síndrome se caracteriza pela falta de micronutrientes (vitaminas e minerais, como ferro, vitaminas A, B, D) não aparente e não pela escassez de alimentos. Traduzindo: a pessoa pode até comer bastante, mas a quantidade é insuficiente em nutrientes importantes para seu desenvolvimento.
Por isso pode atingir desde as classes mais pobres como as mais ricas. A fome oculta se instala nas pessoas que não têm uma alimentação equilibrada. É muito mais prejudicial para as crianças e não há sintomas específicos para que seja detectada, somente em casos muito graves de desnutrição.
Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma em cada três pessoas sofre da fome oculta. E o pior: 40% das crianças menores de cinco anos sofrem dessa doença.
Nas crianças, o nutriente que mais há carência é o ferro. Sua falta prejudica o desenvolvimento físico, o rendimento escolar e a realização de atividades do dia a dia. Os principais sintomas são fraqueza, desânimo, falta de concentração e apetite, insônia e irritabilidade.
Nos acostumamos a notar diferenças na criança somente quando ela está bem magrinha. Mesmo sem anemia clínica, as crianças podem apresentar alterações comportamentais e cognitivas e ter o seu crescimento prejudicado se houver a deficiência de ferro.
O principal motivo que facilita o aparecimento da fome oculta é o hábito alimentar familiar. Quem dá o exemplo de comer alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes são os pais. Quando os pais não comem, não incentivam o consumo pelas crianças. A desculpa sempre é a falta de tempo. Mas não se brinca com a saúde física e mental dos filhos. Lembrando os pais que as consequências da falta do consumo dos micronutrientes e também do exagero em refeições inadequadas são levadas para toda a vida. Criação de hábitos saudáveis deve ser feito desde o nascimento."
Fonte: Guia do Bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário