segunda-feira, 31 de maio de 2010

Medíocres e com Dinheiro...

 http://palavraria.files.wordpress.com/2009/10/martha-medeiros.jpg
Conteúdo. Elegância nata. Não precisamos ter dinheiro para termos conteúdo ou elegância nata. E, não significa que necessariamente os endinheirados tenham estes dois itens  tão nobres. Aliás o que muito vemos é falta de conteúdo e de elegância em quem tem muito dinheiro.
Martha Medeiros conseguiu transpor a ideia nesta crônica. Leia alguns trechos e pense no assunto. 
"...mas a cereja do bolo chama-se conteúdo. É o que todos buscam freneticamente: vossa majestade, o conteúdo.
Mas onde ele se esconde?
Dentro das pessoas. De algumas delas.
Fico me perguntando como é que vai ser daqui a um tempo, caso não se mantenha o já parco vínculo familiar com a literatura, caso não se dê mais valor a uma educação cultural, caso todos sigam se comunicando com abreviaturas e sem conseguir concluir um raciocínio.
"

"A palavra assusta, mas entenda-se como intelectual a atividade pensante, apenas isso, sem rebuscamento."
"O fato é que nos tornamos uma sociedade muito irresponsável, que está falhando na transmissão de elegância. Pensar é elegante, ter conhecimento é elegante, ler é elegante, e essa elegância deveria estar ao alcance de qualquer pessoa. Outro dia conversava com um taxista que tinha uma ideia muito clara dos problemas do país, e que falava sobre isso num português correto e sem se valer de palavrões ou comentários grosseiros, e sim com argumentos e com tranquilidade, sem querer convencer a mim nem a ninguém sobre o que pensava, apenas estava dando sua opinião de forma cordial. Um sujeito educado, que dirigia de forma igualmente educada. Morri e reencarnei na Suíça, pensei.
Isso me fez lembrar de um livro excelente chamado A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery, que conta a história de uma zeladora de um prédio sofisticado de Paris. Ela, com sua aparência tosca e exercendo um trabalho depreciado, era mais inteligente e culta do que a maioria esnobe que morava no edifício a que servia. Mas, como temia perder o emprego caso demonstrasse sua erudição, oferecia aos patrões a ignorância que esperavam dela,..."
"A personagem não só tinha uma mente elegante, como possuía também a elegância de não humilhar seus “superiores”, que nada mais eram do que medíocres com dinheiro."

"A economia do Brasil vai bem, dizem. Mas pouco valerá se formos uma nação de medíocres com dinheiro."
Martha Medeiros.
Boa semana... 

Onde Estão os Pais???

A educação do século 21, tema de um seminário que reuniu pensadores internacionais nesta semana em Porto Alegre, ressentiu-se de uma ausência: a dos pais.
Em uma era na qual homem e mulher trabalham fora e em que, quando estão em casa, continuam a ser torpedeados por demandas diversas via celular ou internet, sobra cada vez menos tempo para os filhos. Acuados, pai e mãe acabam jogando a responsabilidade pela educação sobre a escola, por sua vez sobrecarregada e desnorteada diante de crianças que chegam sem ter recebido noções de limites da família.
Diante de desafios que surgem a cada dia com a velocidade dos avanços tecnológicos, os pais estão colocados diante de uma tarefa espinhosa: a de reaprender seu papel. Isso significa reconhecer que uma parcela muito expressiva da formação de seus filhos é responsabilidade deles e não pode ser transferida. Como educadores, cabe a eles assumir funções como estabelecer regras, passar valores e dizer “não”. Abaixo tem algumas dicas de como melhorar a sua participação e aproveitar melhor o tempo com seus filhos.
Fonte Zero Hora.

Rotina...

Tempos atrás até postei algo sobre a importância da rotina na vida das crianças.
Pra mim a rotina sempre foi uma grande aliada.
Faz bem pra eles e a nós, que assim conseguimos nos organizar melhor e até fazer quem sabe sobrar um tempinho.
Acordar, comer, dormir – tudo tem de ter horário.
A rotina ajuda a criança, principalmente a de menos idade, a organizar seu pensamento e a educa para seguir regras. Falta de rotina, pelo contrário, desorienta. Uma criança não tem condições de decidir que precisa ir dormir porque no dia seguinte terá de acordar certo por causa da escola. A organização deve ser de um adulto. Isso prepara o terreno para ela própria aprender a se organizar.

Críticas...

Critique os atos e não a criança.
Se a criança tem uma atitude condenável, diga que você não gostou do que ela fez. Mas não denigra seu filho. Se você atacá-lo e criticá-lo – chamando-o de burro, de malvado, de preguiçoso ou de qualquer outra coisa negativa –, ele poderá construir a personalidade em torno dessas características e se tornar inseguro. O certo é dizer que a ação dele é condenável e incompatível com a pessoa elogiável que ele é.

Tv e Internet...

Computador e internet se tornam prejudiciais quando roubam tempo de outras atividades necessárias ou desejáveis. Uma a duas horas de TV por dia estão dentro do razoável. A criança precisa de outros tipos de estímulo e de contato com a natureza. No caso da internet, não subestime os perigos. Mantenha o computador em um local onde possa vigiá-la e acompanhe de muito perto o que seu filho põe na rede e com quem se relaciona. As tecnologias têm importância na educação das crianças, mas é necessário cuidado com os excessos.
Percebo no meu filho mais velho ( 7 anos ) que quando abusa um pouco mais do tempo no computador, fica automaticamente mais ansioso. A ansiedade aparece de uma maneira expressiva.
Então vale dar atençao a esta dica.

Participe da Vida Escolar...

Em uma das reuniões escolares que tive, comentei como percebia a ausência de pai e mãe na educação ou no comportamento de algumas crianças.
Nossos filhos têm uma longa vida escolar.
Quero que gostem e que se sintam bem neste ambiente.
Por isso, participar é dar importância a esta caminhada.
Organize-se.
Procure levar e buscar seu filho na escola, pelo menos algumas vezes por semana, converse com os professores e compareça às reuniões. Olhe sempre os cadernos das crianças e pergunte sobre as aulas. Se você não der atenção à vida escolar dela, a mensagem que você passa é de que isso não é importante.

Não negocie o Inegociável...

As crianças tendem a pedir tudo o que veem. Mesmo que você tenha poder aquisitivo, aprenda a dizer não e a limitar os mimos. Isso dará a seu filho a noção de que as coisas não caem do céu e de que tudo vem com esforço. Deixe claro que o importante não é ter coisas, mas estar cercado de pessoas a quem se ama.
Em algumas situações, é possível negociar com seu filho. Se ele não quer ir embora da praça e você pode esperar mais um pouco, não há problema em combinar uma prorrogação de 15 minutos ou de meia hora na brincadeira. Tenha cuidado com prometer presentes em troca de comportamentos desejados. A criança precisa saber que nem sempre vai ganhar um prêmio pelo que fizer. É preciso ensinar que as atitudes têm valor em si, para que elas não se transformem em uma mera relação de troca.
Parece difícil, mas não é.
Tente uma vez, fale com firmeza e tá falado.
Vira aprendizado e tudo fica mais fácil nas próximas situações.

Seja Coerente...

Deixe as regras bem claras. Nada pode ficar subentendido. Não é suficiente dizer para a criança se comportar. Isso é abstrato demais para ela. Diga quais comportamentos são esperados e quais são reprovados. Os pais precisam ser enfáticos e coerentes em relação ao que pode e o que não pode, explicando sempre o porquê.Quando a criança fizer algo de bom, não poupe adjetivos.
Elogie efusivamente e mostre sua satisfação. As crianças aprendem a repetir os comportamentos que são valorizados pelos pais.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Poliomielite...

Poliomielite é também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. Os sintomas variam. Tanto pode não haver qualquer indício, quanto podem ocorrer graves manifestações neurológicas.
Instalação súbita de deficiência motora flácida (os membros perdem a rigidez e a força), febre e dores musculares.
Acometimento dos membros inferiores de forma assimétrica.
Diminuição ou ausência de reflexos.
Sensibilidade conservada (mesmo não conseguindo mover o membro, a pessoa não perde a sensibilidade).
Persistência de paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.
Proteja seu filho...
CORREIO BRAZILIENSE

Vacine...

 http://conversapramae.files.wordpress.com/2009/06/gotinha.jpg
Anualmente, duas campanhas de vacinação são realizadas no Brasil. Mas, por incrível que possa parecer, sem a presença do fantasma da pólio, fica cada vez mais difícil alcançar a meta de imunizar pelo menos 95% das crianças com até cinco anos. O pesadelo ficou no passado, é verdade. Mas pode voltar a assombrar. Ainda há casos de poliomielite em algumas nações. E só a vacinação em massa é capaz de fechar as portas para o causador da doença.
Enquanto houver um caso de poliomielite no mundo, é preciso continuar vacinando.
A pólio pode estar mais perto do que se imagina. Principalmente devido ao fluxo de pessoas entre o Brasil e muitas dessas nações.
O mero fato de o vírus continuar a existir é, em si mesmo, uma condenação, pois essa é uma doença plenamente evitável. Proteger uma criança da pólio é tão fácil.
A campanha de 2010 está prestes a começar. A primeira fase é em 12 de junho. A segunda, em 14 de agosto. Mas a vacina, conhecida pelo nome do seu criador, Albert Sabin, e lembrada pelo personagem Zé Gotinha, está disponível constantemente nos postos de saúde. Ela faz parte do calendário básico de imunização da criança e deve ser administrada em três doses, mais um reforço. A primeira dose deve ser tomada aos dois meses de idade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 200 infecções por poliomielite uma resulta em paralisia irreversível, em geral nas pernas. Dentre os casos de paralisia, 5% a 10% resultam em morte quando os músculos respiratórios são paralisados.
Portanto no dia 12 de junho proteja seu filho. Vacine.

Passeio no Shopping...

Final de semana chegando e o shopping center é o ambiente preferido de muitos consumidores por ser um local que remete a conforto e segurança. Porém os números de incidentes criminais fazem com que especialistas alertem: relaxar com os cuidados é cair na armadilha do ambiente seguro.
Principalmente quem vai com crianças devem redobrar os cuidados.
Normalmente as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis, por isso, é ideal que elas carreguem consigo uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome e telefone dos responsáveis.
Oriente-os para que nunca aceitem acompanhar ou receber doces ou presentes de estranhos.
A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais.
Caso a criança se perca, a primeira atitude a ser tomada pelos responsáveis deve ser sempre procurar a administração ou segurança local.
Estas entre outras são as orientações do consultor Niv Steiman.

Fonte: Grupo GR.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lei Anti-Bullying no RS...

Um passo importante para inibir e qum sabe até mesmo erradicar esta prática que sempre existiu. Mas, que nos últimos tempos com o aumento da violência tem ficado mais evidente.
Por unanimidade, a Assembleia Legislastiva aprovou projeto de lei que estabelece políticas públicas contra o bullying nas instituições gaúchas de Ensino Básico e de Educação Infantil, públicas ou privadas.
A proposta aprovada ontem considera bullying “toda a violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, que ocorra sem motivação evidente, praticada por indivíduos contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar ou humilhar, causando dano emocional ou físico à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
Do ponto de vista prático, a lei não estabelece ações concretas para enfrentar a violência entre os estudantes, como punições aos alunos ou a escolas negligentes.

O Que Prevê a Lei...

:: Reduzir a prática de violência dentro e fora das instituições e melhorar o desempenho escolar
:: Promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito aos demais
:: Disseminar conhecimento sobre o fenômeno entre os responsáveis legais pelas crianças e pelos adolescentes
:: Identificar concretamente, em cada instituição, a incidência e a natureza das práticas de bullying
:: Desenvolver planos locais para a prevenção e o combate às práticas de bullying nas instituições de ensino
:: Treinar os docentes e as equipes pedagógicas para o diagnóstico do bullying e para o desenvolvimento de abordagens de caráter preventivo
:: Orientar as vítimas de bullying e seus familiares, oferecendo-lhes os necessários apoios técnico e psicológico, de modo a garantir a recuperação da autoestima das vítimas e a minimização dos eventuais prejuízos em seu desenvolvimento escolar
:: Orientar os agressores e seus familiares sobre os valores, as condições e as experiências relacionadas à prática do bullying, de modo a conscientizá-los a respeito das consequências
:: Evitar tanto quanto possível a punição dos agressores, privilegiando mecanismos alternativos a fim de promover sua mudança de comportamento.

Fonte: Clic RBS.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A Rotina de Uma Mãe...

  http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/ads_mulhermaravilha.jpg
Na semana passada conversando rapidamente com uma amiga ( nem eu nem ela estávamos nos melhores dias...) entramos no assunto "rotina de uma mulher". Ela comentava que além do trabalho que no momento exigia bastante, a rotina familiar também sobre carrrega e muito. Enfim, o cansaço um dia pega. Ela comentou de um texto que havia escrito sobre essa tal rotina, nada fácil. Ficou de enviar por e-mail.
Ontem a noite recebi. Li e hoje pela manhã respondi. Respondi que se não fosse verdade seria cômico e que provávelmente se um homem lesse acharia impossível a realização de todas as tarefas em menos de 24 horas. Comentei também através do e-mail que quando assisti ao filme "Uma Mãe em Apuros", não sabia se ria ou chorava tamanha a identificação com aquela rotina maluca e cansativa. Meu marido já no inicio do filme disse que estava ficando angustiado. Não é mole não e também sabemos que não somos únicas. Apesar de tudo somos felizes. É o tal "padecer no paraíso".
Agora a  pouco, antes começar a postar li uma notícia que fala:    
"Pesquisa do site iVillage, nos Estados Unidos, com duas mil mulheres casadas revelou que a maioria prefere outras atividades do que transar com o marido.
Cerca de 63% das entrevistadas afirmou que preferem dormir  do que fazer sexo com o cônjuge." Provavelmente todas tenham filhos como nós.
Quem sabe se os "maridões" se interarem mais da rotina de mulheres casadas e com filhos as respostas apareçam. Melhor ainda, se além de maior interação também houver maior participação e compreensão a vida do casal vai melhorar e muito.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exemplo Sustentável...

Um projeto ambiental, do qual a reciclagem agora faz parte, começou em 2003. Era para ser apenas uma reforma no pátio, mas os alunos de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre fizeram mais. Começaram a ajudar no plantio de flores no quintal do colégio. E nunca mais pararam. E a  partir da sugestão do dono de uma recicladora de lixo, puderam através do projeto trocar material reciclável pelo uniforme escolar.
O que era para ser apenas um trabalho da escola, contagiou a comunidade. Alunos, pais e moradores passaram a recolher garrafas Pet, papelões e papéis. 
Além de ser um exemplo prático de cidadania em respeito a vida é também um meio sustentável de "transformar um limão em uma limonada saudável".

domingo, 23 de maio de 2010

Mentes Saudáveis...

Adorei a coluna da Martha Medeiros deste  domingo. Fala sobre a saúde de nossa mente. Fiquei até aliviada. Pois diante de tantas coisas que vejo e ouço as vezes até ponho em dúvida a minha sanidade. Não ponho mais. Tenho mente sã.
" O sujeito de boa cuca não é aquele que pensa de forma militarizada. Não é o que nunca se contradiz. Não é o cara regido apenas pela lógica e que se agarra firmemente em suas verdades imutáveis. Esse, claro, é o doente.
Do nascimento à morte há uma longa estrada a ser percorrida. Para atravessá-la, recebemos uma certa munição no reduto familiar, mas nem sempre é a munição que precisávamos: em vez de nos darem conhecimento, nos deram regras rígidas. Em vez de nos ofertarem arte, nos deram apenas futebol e novela. Em vez de nos estimularem a reverenciar a paixão e o encantamento, nos adestraram para ter medo. E lá vamos nós, vestidos com essa camisa de força emocional, encarar os dias em total estado de insegurança, desprotegidos para uma guerra que começa já dentro da própria cabeça.
Armados até os dentes contra qualquer instabilidade, como gozar a vida?
A paz que tanto procuramos não está na previsibilidade e na constância, e sim no reconhecimento de que ambas inexistem: nada é previsível nem constante. E isso enlouquece a maioria das pessoas. Quer dizer que não temos poder nenhum? Pois é, nenhum.
Dá medo, no início. Mas o segredo está em acostumar-se com a ideia. Só então é que se consegue relaxar e se divertir.
Ou seja, a pessoa de mente saudável é aquela que, sabedora da sua impotência contra as adversidades, não as camufla, e sim as enfrenta, assume a dor que sente, sofre e se reconstrói, e assim ganha experiência para novos embates, sentindo-se protegida apenas pela consciência que tem de si mesma e do que a cerca - o universo todo, incerto e mágico." 
Uma ótima semana à "mamas" e "papas" de mente sã.


sábado, 22 de maio de 2010

Dia do Apicultor...

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbw5n50iVdyXj4Vfr9CflkMCX2N9WZmhIyIHN3AgExLrb9f_6RyI2pJoTvWW21DEPZvlaQxu9W56cEGLTaM9m-mkMYeCbaTr4FM2hv2lr9PFe0Kt8FXPNJpM861BqKGbIWkvcE8hwx2moa/s660/BearBee-01-725328.jpg
Abelhinhas que se cuidem...Pois, hoje, além de ser o "dia do abraço" também é o "dia do apicultor". Parabéns a todos que fazem desta arte a vida mais saudável...

Dia da Juventude Constitucionalista...


O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Nesta data, no ano de 1932, quatro estudantes paulistas foram mortos num confronto com a polícia. Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas.
A morte dos quatro estudantes foi o estopim de uma revolta paulista contra o governo e a favor de uma constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo que eclode no dia 9 de julho e passa para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 32.
Em São Paulo foi construído um monumento em homenagem aos estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu para seus corpos. Ele pode ser avistado da Avenida 23 de Maio que recebera este nome como parte da homenagem aos heróis de 32.
O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela constituição, por isso, nele se comemora o "Dia da Juventude Constitucionalista".
Fonte: http://www.miniweb.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abraço 2...

http://www.recados-online.net/Mensagens/Abra%C3%A7os/01/9978.gif

Abraço 1...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf7hWR4l6_Hdox9VtjYS4CiVE0bp1mmlik_DPXNhUqLjKyplq0TjHS8qXoDFi1-f0vNpzy7wijVals0uJ5sG9L0-mwk7I-TTaNrb3wMuFtidrhtOCv8PaQ7iLs4WpFm_wAl9QiV2v8UQ/s320/abraco_amigo.gif

Dia do Abraço...

 http://lh4.ggpht.com/_sPikMkc0_Gs/SEctv6D1jEI/AAAAAAAAAC4/AEtUnuTI8F4/DIBUJO++GATO+GARFIELD+ODIE.gif
Dia 22 de maio, próximo sábado, é o dia do abraço.
Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma:
inspirando e expirando três vezes,
e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.
O efeito terapêutico do abraço é inegável.
O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos  da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen.
Portanto, abrace muito!
 

A Terapia do Abraço...

 http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/5/392E85_1.jpg
A afetividade aumenta e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera um impulso e desejo de cuidar. Katheleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão. A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico. E afirma que as pessoas não admitam que precisam de carinho, pois, isso é sinal de fraqueza e dependência, principalmente para os homens. Existe em nossos braços, mãos e dedos que faz alguém se sentir amado e cuidado com um simples abraço.
 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Irmãos...

 http://www.minutosdeleitura.pt/blog/files/page3_blog_entry142_1.jpg
Os pais tentam dar bons exemplos para garantir que seus filhos sejam adultos educados e felizes. Também se preocupam com as interferências de fora da família, como o que as crianças aprendem na escola e com os amigos. Um novo estudo reforça, porém, algo que eles já suspeitavam: a influência dos irmãos é tão importante quanto a dos pais.
Por conviver nos mesmos ambientes, os irmãos acabam influenciando em situações do dia a dia, dizem os pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que realizou o estudo. É com o irmão que uma criança tem mais chances de aprender, por exemplo, a ser mais popular na escola. Outra característica relevante é a idade. Caçula, irmão do meio ou primogênito, tanto faz: todos aprendem uns com os outros. O único problema é que a influência vale tanto para coisas boas quanto para coisas ruins.Para fazer com que a relação entre eles seja positiva, porém, os pais fiquem sempre atentos aos possíveis conflitos e busquem ajuda para administrá-los, se for o caso.
http://revistacrescer.globo.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

Guru Mirim...

http://blogdati.com/wp-content/uploads/2009/09/Downloads181-1024x682.jpg
Este foi o primeiro best selller de Alec Greven.

Best Seller Mirim...

 http://www.cdgo.com/capas_watermark/c_5100453.jpg
"As mães não querem estragar a vida da gente. Elas só querem ajudar você a se dar bem e a ser uma pessoa mais legal. Elas obrigam você a fazer um montão de coisas que não está a fim de fazer, mas fazem um montão de coisas para ajudar a gente. Leem histórias, brincam, jogam futebol, levam para viajar, buscam e levam, tomam conta, dão comida, dão conselhos, ajudam com o dever de casa e são ótimas confidentes. Lembre-se das coisas que a sua mãe faz por você, e do que você pode fazer para que ela fique feliz."
Este é o capítulo 7, "Por que eu amo a minha mãe", do livro "Como falar com as Mães"(Editora Record). 
Alec Greven, que lançou seu primeiro best-seller com 9 anos, o livro "Como falar com Meninas", agora com 10 anos promete repetir o feito. Traz dicas simples e simpáticas de como lidar com a garota (pelo menos por enquanto) mais importante da sua vida.
Há mais ou menos 1 ano atrás, li em uma revista o título "guru do amor mirim", era de Alec  e seu primeiro livro "Como falar com Meninas" que tratava a matéria. Adorei a ideia, o senso de humor e ao mesmo tempo a seriedade sobre o assunto.
E, diz que neste novo trabalho tudo o que escreve ali, por mais óbvio que pareça para um adulto, é muitas vezes o clique que faltava para a criança compreender um pouco melhor aquela mulher que se ama intensamente.
Na lista de Alec sobre o que as mães não gostam, além de usar a blusa para assoar o nariz ou limpar a boca , não brigar com os irmãos, fazer manha ou gritar, e levar insetos ou outros bichos estranhos para dentro de casa, fazer o dever de casa, desligar a televisão, hora de dormir, etc...
Alec, as "mamas" agradecem o amor e a compreensão...

Amor e Limite...

Participo de grupo de pais que trocam ideias sobre filhos e educação.
No grupo há pais com filhos pré adolescentes e os conflitos e dúvidas são muitos. A maioria está perdida diante do filho.
Em uma das reuniões até sugeri um livro bem simples e de uma clareza enorme "Encurtando a Adolescência" de Tânia Zagury.
Penso que estabelecer um vínculo de amor e limite com os filhos desde pequenos é essencial para termos uma adolescência menos tumultuada.
Li este artigo e citei algumas partes importantes.
"O castigo físico não é uma alternativa inteligente.
— A puberdade costuma deixar os pais desprevenidos e os fazem se sentir desamparados — assegura a pedagoga e psicóloga Montserrat Doménech."
"Segundo a especialista, soluções que eram eficazes para resolver os conflitos com uma criança podem ser inúteis para lidar com um adolescente principalmente porque a fase é excessivamente mitificada por muitos pais, que consideram o período muito mais difícil do que é na realidade. Em geral, os adultos esquecem que a etapa pode ser enriquecedora para eles mesmos, porque é repleta de desafios pessoais e descobertas às vezes divertidas."
"— É muito importante educar com empatia e conhecer os gostos e tendências dos jovens, mas os papéis de pais e filhos devem se manter separados — diz e pedagoga."
"Mas, como os pais prestes a um ataque de nervos devem tratar um filho que parece totalmente fora de controle? E o que fazer quando a única e derradeira solução parece ser levantar a mão e dar uma palmada?"
"O tapa não tem valor educativo e, em vez de ajudar a resolver os conflitos, só serve para que o adulto se desafogue."
"O conselho, então, é não se envolver em discussão quando o adolescente está fora de si. Qualquer resposta que os pais lhe deem pode ser usada para reforçar os argumentos. Além disso, enquanto durar a briga, o jovem terá esperanças de fazer sua própria vontade e continuará pressionando os adultos."
"— Depois da raiva passageira é o momento de falar com seu filho sobre o problema. Você pode surpreendê-lo — sugere Montserrat."
"— Em vez de insistir no que é proibido, é melhor lembrá-los o que lhes é permitido e a responsabilidade que devem assumir a respeito deles mesmos em relação aos adultos — aconselha."
ZERO HORA - MEU FILHO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia da Internet...

 https://academictech.doit.wisc.edu/ORFI/otr/creating/internet.png
Comportamentos, opiniões, rotina e a maneira de ver, de se relacionar e de trabalhar com as pessoas e com o mundo. Pode ser incerto afirmar que a internet mudou praticamente tudo, mas é possível garantir que muito do modo como se vive hoje deve-se a ela.  De tão importante, a rede mundial de computadores tem um dia dedicado a ela: 17 de maio
A internet de muitas formas democratizou a informação.

Crack...

 http://www.senadorcolombo.com.br/noticia/0182.jpg
Como pode algo ser tão devastador.
Há tempos eu vejo, ouço, leio sobre o crack.
Há tempos também quero escrever sobre o assunto, que é muito da minha conta.
Tenho dois filhos ainda pequenos.
É impossível, por mais que desejamos afastá-los deste problema, não tem jeito.
Estamos todos expostos. Expostos a uma violência que aumentou de maneira absurda.
Portanto, este tema é da conta de toda a sociedade.
Todos nós estamos sofrendo consequências de uma forma ou de outra, por mais protegidos que imaginamos estar.
Devemos nos informar, aprender, participar e até mesmo engajar-nos em projetos e campanhas propostas para o enfrentamento do problema.
E um alerta que deve ficar para os pais: A porta de entrada para as drogas ilícitas( maconha, cocaína, crack...) são as drogas lícitas ( álcool e cigarro) que muitas vezes são oferecidas dentro de casa.
Pense nisso.

Filhas do Crack...

Fiquei triste ao receber por e-mail esta matéria.
Bebês que nem bem vieram ao mundo, e que mundo, são viciados em crack.
"O corpo e os dedos das mãos estão enrijecidos. Fixos, os olhos quase não piscam. Com apenas dois meses e meio de vida, E. é viciado em crack. Acolhido na última semana no Lar Ipanema da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE), na Capital, o bebê sofre com a abstinência e complicações cerebrais. A mãe, que consumiu a droga na gestação, abandonou no hospital mais um órfão do crack."
"Ele engrossa uma estatística trágica que não para de crescer no Estado: cerca de 70% das crianças encaminhadas para abrigos hoje são filhos de dependentes da pedra, de acordo com levantamento do 2° Juizado da Infância e Juventude em Porto Alegre."
Fonte: Zero Hora/Clic RBS.

"Sou Feliz de Cara"...

A vida após o crack. É possível?
Penso que com muito apoio e força de vontade e é claro alguma perspectiva de um futuro melhor, é possível.
Li um pouco sobre a história de Rodrigo, 34 anos.
— Álcool aos 15, maconha aos 16, cocaína aos 17, pedra aos 25. Eu prometi: não vou mais levar sofrimento para a minha família.
Deixar a fazenda a pé e sem companhia faz parte da terapia – é preciso reaprender a andar sozinho. Rodrigo percorre um quilômetro de uma judiada estrada de chão cantarolando baixinho. A trilha sonora do mais sóbrio de seus dias de adulto fala em celebrar a vitória. Seu discurso é pontuado por menções a Deus e a Jesus Cristo, além de salmos, trechos de livros de autoajuda e os 12 passos que norteiam a recuperação dos alcoólicos anônimos, aplicados também na comunidade terapêutica que acaba de deixar. Sabe tudo de cor. Não era apegado a religião antes de chegar ali, depois transmutou-se em um fiel ardoroso. Precisava se agarrar a alguma coisa.
O quase nada que sobrou da vida atormentada pelo crack e o pouco que juntou no último ano cabem em uma mochila e em duas pequenas malas de mão. A melhor roupa, ele veste – além da camiseta presenteada pela mãe, com a inscrição “Sou feliz de cara” (sem drogas).
Vale a pena ler sua história na íntegra.
http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/cracknempensar

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia da Solidariedade...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4aKbTITHLLSON0IjejYFAAfm6iMgv4A8L-EBA3k_Y8gTCxM7QHmO49HDV6kURn2pFjp57x1WRVR1_qNkcUIuyq4pjQk7eSbyVJbE2F6XQ0_Px0cazovhhQvPOLGyWLEbx4Xr7F8BC3Us/s320/clip_image002.gif
O Dia da Solidariedade acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio.
Neste é no dia 15 de maio.
Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais lidaberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade.
A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da ideia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. A data já está marcada na agenda dos gaúchos, pois ela faz parte do calendário oficial de eventos da Capital e de outros muitos municípios parceiros.
A programação encontra-se no site.