quinta-feira, 6 de maio de 2010

Infância Sob Pressão?...

 http://www.livrariaresposta.com.br/fotos/record_sob_pressao.jpg
O filósofo escocês Carl Honoré, 41 anos, autor do livro Sob Pressão – Criança Nenhuma Merece Superpais, pesquisou experiências em vários países, refletiu sobre cada uma delas e concluiu que os pais estão muito ansiosos querendo dominar a felicidade dos seus filhos e transformá-la em realização a qualquer custo.
O autor defende que vivemos um momento único na história da infância, na qual somos pressionados a oferecer uma época perfeita aos nossos filhos. O resultado dessa busca, muitas vezes obsessiva pela felicidade dos nossos pequenos, são crianças vivendo constantemente sob pressão.  Honoré argumenta que sentimos uma imensa pressão para darmos às nossas crianças o melhor que temos para transformá-las em pessoas cada vez melhores. A competição que se intensifica no mercado de trabalho gera ansiedade nos pais, que, desde muito cedo, imaginam e projetam como seu filho será quando adulto.
– Você é rico ou pobre, vencedor ou perdedor. A pressão não é apenas nas crianças, mas nos pais também. A pressão que exercemos sobre nossas crianças, defende o escocês, torna-as menos criativas. Elas se preocupam mais em fazer o que queremos e dificilmente assumem riscos e cometem erros. Dessa forma, pensam muito pouco em si mesmas, não se conhecem nem experimentam o mundo de possibilidades que têm a sua volta porque sempre há alguém decidindo por elas.
Para ele também existe uma grande diferença entre incentivar e colocá-las sob pressão.
Temos que dar espaço aos nossos filhos.
É assim que elas aprendem a trabalhar seus pontos fortes e descobrirão no que realmente são boas.
Vale a dica do livro e vale pensar no assunto.
Fonte : Clic RBS- Diário de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário