O planeta e as gerações
Vale contribuir.
Confira as dicas da arquiteta Simone Brasil para evitar o desperdício e reaproveitar água no seu dia-a dia.
::: Feche bem a torneira após o uso. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia. Já um filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia, e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros por dia.
::: Também mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em um minuto, uma torneira aberta gasta três litros de água.
::: Instale torneiras com temporizadores nos banheiros. É uma garantia para que não fiquem abertas.
::: Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
::: Antes de lavar a louça, remova restos de comida e ensaboe pratos e panelas. Só abra a torneira para o enxágue.
::: Evite lavar as calçadas com mangueira. É possível apenas varrer o local.
::: Os vasos sanitários podem ser equipados com dois acionadores na descarga – de três e seis litros. Cada botão libera uma quantidade de água programada.
::: Uma forma de reaproveitamento de água é a instalação de um sistema que utilize a água da pia, do banheiro e do chuveiro na descarga. A adaptação aumenta em, no máximo, 3% o valor de uma reforma.
::: Com caixas de captação de chuva instaladas no prédio, é possível usar a água para a limpeza das áreas comuns e para a preservação do jardim.
::: Molhe plantas e jardins ao entardecer ou ao amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira.
::: Em edifícios, é importante ter hidrômetros individuais para realizar a medição em cada apartamento. Nos mais modernos, já é feito assim, mas a adaptação de prédios antigos pode ser custosa. O certo é que o desperdício aumenta quando o valor é dividido.
::: Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários e às fugas d'água.
É fácil. Crie o hábito.
Seu "bolso" também vai agradecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário