Já escrevi várias vez aqui no blog que : Educar um filho dá trabalho, trabalho constante.
Todo e qualquer momento é o tal do momento educável.
Incansavelmente devemos aproveitá-los. Assim seremos poupados de trabalho dobrado.
Citei algumas partes de um artigo sobre chantagem e culpa na relação pais e filhos.
"Um sentimento de culpa leva os pais a fazer concessões além do necessário na educação de seus filhos. No entanto, essas são pequenas batalhas perdidas que, tempo depois, impedem uma relação equilibrada e saudável entre eles."
"Segundo a psicóloga Alicia Banderas, especializada em psicologia educativa, os pais se impõem empecilhos, como a culpa, para não exercer a autoridade. Em muitos casos, por causa da dificuldade de conciliar trabalho e família."
"Antes de mais nada, é preciso marcar uma diferença clara entre uma criança tirana e uma desobediente. A primeira mostra insensibilidade perante a dor alheia. É incapaz de perceber o dano que causa aos outros e não tem remorsos de consciência: a culpa é sempre dos outros. Impulsiva e egocêntrica, ela não se coloca na pele dos outros e costuma ter atitudes vingativas. Já a criança desobediente foge das regras, bate a porta na cara de alguém, tem raiva passageira, grita e esperneia, mas é consciente do mal que causou."
"Cada um nasce com um temperamento, mas o trabalho educativo dos pais evita que esse comportamento exploda – assegura a psicóloga."
"-Os pais se queixam que o filho não estuda nem arruma a mesa, mas não deixam de pagar a recarga do celular nem cortam nada do que ele quer. Isso o transforma em um tirano." MEU FILHO - ZERO HORA

Nenhum comentário:
Postar um comentário