terça-feira, 27 de abril de 2010

Transplante de Medula Óssea...

Fala-se muito, ouço muito e vi que sei pouco sobre transplante de medula.

Aproveitando uma notícia que li hoje sobre cadastramento de doadores de medula óssea, me informei mais sobre o assunto. Quis então dividir estas informações.

A medula óssea é o local onde se produz o sangue (popularmente, o tutano do osso).
São as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, chamadas células tronco hematopoéticas.

O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.

O paciente (receptor) recebe a medula óssea por meio de uma transfusão, onde as células mãe do sangue colhidas do doador são colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente, que ao circularem pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.
Fonte : http://www.cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário