Falando em proteção, hoje li sobre os cuidados, talvez exessivos dos pais.
Acho que temos que cuidar para não passar insegurança e pânico para os pequenos. Mas, vamos combinar que foi-se o tempo em que as crianças brincavam sozinhas na rua, iam para escola sem a companhia de um adulto...A violência é um dos principais motivos pra explicar esse freio colocado pelos pais. Com toda a razão.
Todo mundo achava que os brasileiros eram liberais, desencanados, principalmente quando o assunto era o cuidado com os filhos. Uma pesquisa feita em quatro países e encomendada pelo sabão em pó Omo, entretanto, provou o contrário.
No estudo, os pais brasileiros demonstraram-se mais receosos em dar liberdade aos filhos. Esse zelo a mais surge quando o assunto é oferecer a oportunidade de experimentar algo novo em atividades desafiadoras.
O maior medo está relacionado à segurança e aos riscos que os pequenos enfrentam longe de casa.Em contrapartida, as crianças demonstraram nos testes que desejam novas experiências e brincadeiras fora de casa... “estar ao ar livre” e “viajar a terras distantes” como atividades que sonhavam em fazer. No Brasil, “viajar a lugares distantes”, como Disney World, e fazer coisas simples, como “ir à praia”, lideram as preferências. Atividades mais radicais, como, por exemplo, mountain bike, também são desejos populares entre as crianças brasileiras pesquisadas.De acordo com Jerome e Dorothy Singer, professores de Psicologia da Universidade de Yale e coordenadores do estudo, é fundamental que as crianças vivenciem experiências novas que envolvam um certo risco, desde que com supervisão e regras claras. Segundo os especialistas, o fato contribui para libertar os pais para que, também, libertem os seus filhos dos medos excessivos e hábitos sedentários.
Ou seja, temos que nos adaptar a realidade sem deixar com que nossos filhos deixem de ter as experiências necessárias para um desenvolvimento sadio.
Fonte: Clic RBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário