domingo, 31 de outubro de 2010

Equilíbrio...

 http://omelete.com.br/images/galerias/comer_rezar_amar/comer_rezar_amar_05.jpg
Decidimos não viajar no feriado e aproveitar um pouco a casa, ou seja, os programas caseiros...Então como a tempos não fazíamos eu e meu marido fomos juntos ao cinema...Eu estava afim de assistir a "Comer, Rezar, Amar". O filme, claro, que é voltado mais para o público feminino...Avisei antes a minha cara metade. Como eu já sabia mais ou menos os passos da história achei o inicio um pouco demorado ( a primeira parte na Itália). O filme realmente fala de como Liz buscava o equilíbrio em sua vida. Dúvidas, culpas, insatisfações, busca de algo...As paisagens são lindas e há vida em todos os cantos...
http://www.obravipblogs.com.br/wp-content/uploads/2010/08/comer-rezar-amar8.jpg

Julia Roberts em 'Comer, Rezar, Amar'
 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Se Criança Governasse o Mundo...

SE CRIANCA GOVERNASSE O MUNDO... 
Levando meu filho pra escola, passei por uma parte da Educação Infantil onde tinham trabalhos expostos baseados no livro de Marcelo Xavier, Se criança Governasse o Mundo.
E, aproveitando o Dia Nacional do Livro e o domingo de eleições presidenciais, fica a dica divertida...
Uma terra governada apenas por crianças - esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria.

O Livro...

 
 

Amanhã, dia 29 de outubro, foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. 
Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Superbabá...


Acabei de conversar com uma "mama" sobre as dificuldades que ela está tendo com seu filho em casa. Desobediências, atrevimentos, respostas grosseiras...Trocamos algumas ideias...Mas, recebi agora a dica de um livro dito milagroso: Superbabá: Como tornar seu filho a melhor criança que ele pode ser.
A autora é Jo Frost, principal estrela do popular programa de televisão Supernanny, exibido em mais de 47 países. Jo atende famílias que buscam ajuda para educar e controlar de maneira correta seus filhos. Ela nasceu em Londres, na Inglaterra e tem mais de 15 anos de experiência como babá.
Limites através de seu sistema de amor com disciplina, com regras coerentes e recompensas para o bom comportamento.
Refeições em que a comida acaba indo para o chão, chiliques na hora do banho, rivalidade entre irmãos e comportamento agressivo até mal criação pura e simples. O método firme, porém justo de Jo é simples e funciona para todos: uma rotina regular e coerente, avisos verbais e a colocação da criança de castigo após um comportamento inadequado, tudo equilibrado e com muita atenção e elogios.

Morangos...

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/75/2163morangos.jpg
Ontem era dia da feira dos produtores rurais. Fiquei impressionada com a beleza das frutas, verduras e flores do campo.
Mas, os morangos estavam de uma beleza incomparável...Alíás, fazia tempos que não comia um morango tão lindo quando saboroso...Apesar de deliciosos quando bem maduros, nem sempre as crianças comem in natura...Vi uma receita de milkshake de morangos. Não tem erro e a galerinha aprova...
http://www.liliansypriano.com.br/_blog/wp-content/uploads/2010/05/receita_milkshake_morango.jpg
2 copos de sorvete de morango
1 copo de leite
1 copo de morangos maduros
Açúcar a gosto
Calda de chocolate
Confeitos para decorar
Modo de preparar:
Coloque todos os ingredientes, exceto os dois últimos, no liquidificador.
Bata até ficar cremoso.
Sirva em copos altos para milkshake.
Decore com a calda de chocolate (que vai antes no copo) e com os confeitos coloridos.
Fonte: http://www.liliansypriano.com.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fora de Mim...

http://wp.clicrbs.com.br/marthamedeiros/files/2010/07/opaauesmartha-51.jpg
Falando no novo livro de Martha Medeiros, fui atrás pra ver mais a fundo do que ele tratava. Claro que em se tratando de "Martha" trata  das relações humanas mais profundas...Mas,  eu queria saber mais ou menos o enredo do livro. Então...
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda." A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle. Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.
Acho que deve estar muito bom.

Lançamento...



Quando a pouco fui levar meu filho pra escola passei pela vitrine de uma livraria e vi o novo livro da Martha Medeiros. Lembrei então, que hoje em Porto Alegre será o lançamento de "Fora de Mim", seu décimo nono livro. Terá lançamento no Rio também...Mais informações no seu blog.

Moda no Trânsito...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRRJP6fxN5D1ZHaJFVDlwD79XMgDCyClxfFEUxCTfJt3QoxJsUDkNlUtr2lSrfRiNLdHuFQH4VfyUIQUO1gspJ_7GZLHQXtIgyUUDy_w1acJw47fw047kMSu1xMWT2MhW-WlCNmWQV2to/s1600/img.jpg
http://www.mundodasdicas.net/wp-content/uploads/2010/09/familia-feliz-adesivos.jpg
Já faz tempo que saio as ruas e admiro os adesivos que representam os membros da família. Eles estão por toda a parte. Até cogitei comprá-los para adesivar nosso carro...Acho uma graça...Uma forma de demonstrar orgulho da família que temos. Antes eram em preto-e-branco, hoje em dia são até coloridos. A nova moda do trânsito traz os desenhos de pais, filhos e até mascotes ( gatos, cachorros).
Mas, hoje fiquei espantada com a notícia...A polícia está fazendo um alerta. Isso expõe a família aos criminosos, inclusive na questão dos sequestros.Segundo a polícia, facilita informações as quais os criminosos estão atrás para futuros roubos a residências e até mesmo os sequestros. Informações como: quantos membros tem a família, quantos filhos, se tem bebês, cachorros, etc...
Faz sentido...A que ponto chegou a violência.
Fonte : Clic RBS

Halloween...



Novamente o dia de "Halloween" está aí batendo à porta. Quando eu era criança participava da festa por causa do curso de inglês que fazia e fora dali não se ouvia falar em "Halloween".
No ano passado meus filhos por iniciativa própria, claro que ouviram e viram desenhos falando sobre o assunto, quiseram se fantasiar e ir até a casa dos avós, da bisa...atrás de doces, dizendo as palavras mágicas: "Doçuras ou travessuras?". Foi bacana.
Já me avisam que querem repetir o feito este ano.
Assim como outros costumes norte-americanos, a tradição foi exportada para diversos países, inclusive o Brasil. As festinhas à fantasia nas escolas e a criançada batendo de porta em porta nos edifícios para pedir gostosuras já são práticas comuns por aqui nesta data. Na literatura, as histórias envolvendo seres sobrenaturais ganham força.
A comemoração também pode servir para trabalhar alguns medos infantis. 
Uma dica é Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas. O personagem-título é um menino-fantasma entediado. Os anos passam para todos - inclusive na cidade em que vive - fato belamente ilustrado numa das páginas. Os anos só não passam para Tobias. As coisas começam a mudar quando uma família se instala no velho casarão assombrado. Entre os vivos, há uma menininha esperta chamada Eliza.
A relação entre Tobias e Eliza começa literalmente "no susto".
Aproximar e desmestificar, de forma engraçada com um pouquinho de suspense, do mundo das bruxas, fantasmas, vampiros...ajuda os ajuda os pequenos a lidar com seus medos imaginários.
Fonte: Clic RBS.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tristeza Permitida...

Na semana que passou fui em busca de algumas crônicas da Martha Medeiros, elas sempre me dizem muito... E, falando em ânimo de segunda-feira, me lembrei desta e postei alguns trechos...
"Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz?"
"Você vai dizer “te anima”..."

"Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra. "
"A verdade é que eu não acordei triste hoje..." 
"Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido. "
"Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.  Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção..."
"Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos."

Ânimo...

[cansado.jpg]
Porque toda a segunda-feira é assim??? Todo mundo cansado querendo mais um dia de folga???
É porque foi demais...
Ânimo...Ótima semana.

domingo, 24 de outubro de 2010

O Menino Maluquinho...

o-menino-maluquinho
Quem não gosta das sapequices e invenções deste adorável menino?
O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista conhecido por Ziraldo.
Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2006 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.
No dia 24 de outubro de 2010, o personagem completa 30 anos, no mesmo dia do aniversário de seu criador, Ziraldo.
Parabéns...

sábado, 23 de outubro de 2010

O Amor e o Tempo...

[ane5.jpg] 
Bom, hoje ou amanhã, de 23 pra 24 de outubro faz 18 anos que nos conhecemos, ou melhor começamos a nos conhecer. Foi num baile de debutantes que começou no dia 23 e terminou no dia 24 que nos olhamos diferente pela primeira vez e começamos uma história. São 18 anos entre namoro, noivado e casamento.Mas, parece uma vida toda. Ainda nos lembramos da data e gostamos de comemorar, então acho que o saldo é positivo. Esta semana li uma crônica de Martha Medeiros ( que eu adoro), falando do amor.
"Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.
Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".
"Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo."

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Maravilha...

O findi está aí de novo...Dormir até mais tarde, passear no parque, almoçar mais tarde, brincar, brincar e brincar...
[Bebe-sorrindo-q-fofo.jpg]

A Camiseta Cor de Rosa...

Falando em cor e na postagem anterior sobre a "Cartilha anti-bullying"...Uma das ações realizadas em escolas é o "Dia da Camiseta Cor de Rosa", ou o Pink Shirt Day no Canadá. Essa data marca a campanha contra o bullying nas escolas e na sociedade em geral, lá no dia 14 de abril.
A data surgiu em 2007, em Nova Scotia, Canadá, quando David Shepherd e Travis Price reagiram à notícia de que um estudante tinha sido chamado de homossexual e ameaçado por estar usando rosa. Os dois compraram 50 peças de roupa na mesma cor e usaram a internet para espalhar a idéia de vestir rosa para mostrar repúdio ao bullying. Conseguiram, ainda,  fazer com que centenas de estudantes usassem rosa no dia seguinte e a brincadeira ficou séria. Sucesso total.
Reações pacíficas são sempre a solução.
O dia da ação não importa. O legal é fazer um dia especial em que quem adere ao movimento engajando-se na causa vai estar com uma camista da cor  rosa. Desprovido de preconceitos e esbanjando respeito.

Curiosodade...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilmqrbOQkKPHxBv8azUNJdWA7EwtTeLsA25SDKvm22ae-iMv1q9SVETzkfMLIXuMJ_KLLx4nSsTts__1iPT8MeGYxybcAa1LJIBHRSfyuyEdWOf12DfISdxLliatWJSc32YjL7Ka5iQec/s1600/bebe-dormindo.jpg
Tanto faz se é menino ou menina, a cor dos olhos, do cabelo ou quem se parece, o que importa é ser saudável...Essa frase praticamente um clichê é a máxima verdade. Mas, que a curiosodade é imensa, isso é...
Verdes, azuis ou castanhos? Quando o casal está esperando um bebê, além do sexo da criança é normal ter curiosidade sobre como será a fisionomia do herdeiro. A cor dos olhos é um dos itens da aparência que podem ser calculados. O site do Museu de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um aplicativo online para os pais verificarem a probabilidade da cor dos olhos do bebê que vai nascer.
No Eye Calculator (http://museum.thetech.org/ugenetics/eyeCalc/eyecalculator.html), é preciso inserir a cor dos olhos dos pais da criança e dos avós. 
Experimente.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cartilha sobre Bullying...

A violência física e psicológica contra pessoas incapazes de se defender, fenômeno popularmente conhecido como bullying, está na mira da Justiça. Uma cartilha informativa lançada ontem, na capital, com o selo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa orientar pais e educadores no combate ao problema, que se tornou uma verdadeira patologia no ambiente escolar.
O livreto de 14 páginas é de autoria da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva.
A cartilha também se encontra disponível em ambiente eletrônico, no site do CNJ, www.cnj.jus.br .
Fonte: Correio Brasiliense.

Malícia...

Já dizia-se que a malícia está na cabeça dos adultos...Pois, eu confirmei isto.
Ontem à tardinha, depois da escola levei meu dois "filhotes" para cortar os cabelos. Fomos a um barbeiro perto de casa que conhecemos há anos e que já conhece as minhas "figuras".
Bom, pela hora achei que não teria ninguém na frente, mas tinham dois fregueses ainda a esperar.Pula pra cá, pula pra lá. Até que sossegam ( por pouco tempo) e pegam os jornais pra ler, no caso do menor pra olhar...Pra entender melhor esse é um jornal que além de notícias e tragédias, tem uma parte de entretenimento, ou seja, entretenimento masculino ( mulheres semi-nuas em poses sensuais). Isso as vezes já na capa. O que já lê me pergunta em voz alta: "Mãe, o que é "nal"?". Silêncio de todos...Olhares apreensivos também... Tudo muito rápido...O homem sentado na cadeira diz: "Essa gurizada não é fácil". Os pensamentos voam na minha cabeça e antes que ele repetisse a pergunta peguei o jornal e fui olhar onde ele havia lido a tal palavra "nal", ou a que veio na cabeça dos que estávam ao redor associada as imagens que interessava aqueles adultos homens.
Enfim, a minha resposta ( aguardada por todos): "Filho, é "nal", de Internacional. Você está vendo o logotipo do "Gre-nal".
Ufa! Era isto, só um logotipo de disputa de time de futebol.
Todas as cabecinhas maliciosas voltaram a fazer o que estavam fazendo...acho que até meio envergonhadas por seus pensamentos.
Por isso eu digo: "Não basta ser mãe. Tem que levar ao barbeiro e ainda passar por estas...".
GRE - "NAL"

Um Auxílio...

Livro: Aparelho sexual e Cia.
Bom, falando nessas situações constrangedoras que as vezes passamos, algumas relacionadas ao "sexo"...hoje vi duas dicas de livros que ajudam pais a bordarem o assunto de forma natural, como deve ser.
Aparelho Sexual e Cia é mais amplo. Aborda desde o que é estar apaixonado até métodos contraceptivos. As páginas são coloridas e ilustradas. Um exemplo é A Corrida ao Óvulo, que mostra em duas páginas o longo percurso dos espermatozoides no corpo feminino.
O bom humor é o fio condutor do livro e complementa as explicações de maneira leve.“Com oito semanas, o embrião mede quatro centímetros e tem todos os membros e órgãos. Tornou-se um feto.” De dentro da barriga, diz o bebê: “Legal... Esperei oito semanas pra coçar o nariz.”
http://www.clubelilicaripilica.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/08/de-onde-viemos-55-134.jpg 
De Onde Viemos, lançado pela Zastras, é uma reedição do clássico que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares. Está mais colorido, moderno e obedece o acordo ortográfico da Língua Portuguesa. É restrito à explicação sobre o sexo e à gestação dos bebês. A obra começa chamando atenção para as diferenças entre o corpo da mulher e do homem. Depois explica como eles se apaixonam, o que faz com que queiram estar juntos, próximos... até chegar ao sexo.
Os pais devem sentir qual é o melhor momento para abordar o tema. De Onde Viemos pode servir para crianças que já estejam despertando para a curiosidade do sexo. Já Aparelho Sexual e Cia. deve ficar para mais tarde para crianças de 9 a 14 anos.