segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Coração das Crianças...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip9YURUNk_Xfd1EHrVPhw1AffXsatRRgHWUsNhrxOZ6nYv0IXZb_57VGrEbDkAUlAyQfwc_PwS91i8WLvODj0WfDi3n4ZX-wv9AEIxF0pzBu8VTWOz-Jiq_ZUQffTbkAtmFK38LqRoCCQ/s1600/coracao_na_mao2.jpg 
Está em nossas mãos...
O coração das crianças também merece cuidado e atenção...Li uma entrevista com uma médica especializada em nutrologia pela USP-Ribeirão Preto, Samantha Enande. Nessa entrevista, ela conta sobre o aumento da obesidade e de doenças consideradas de adultos, como colesterol alto e hipertensão, entre as crianças, algo que tem comprovado em sua prática clínica. Vale ler e rever os hábitos da sua família. Mais inormações no site: http://coracaosaudavel.terra.com.br
Coração Saudável: Há uma preocupação mundial com o aumento da obesidade infantil. Como está esse problema no Brasil?
Samantha Enande: A obesidade está crescendo cada vez mais entre as crianças brasileiras. Na minha experiência clínica isso é notável. Atendo normalmente adultos, mas, já há algum tempo, os pais começaram a me pedir para trazer os filhos para serem consultados, por causa dos problemas de peso dessas crianças.
Coração Saudável: Quais são as principais causas disso?
Samantha Enande: Primeiro, uma alimentação desequilibrada, com excesso de gorduras saturadas e trans, alimentos muito calóricos, mas pouco nutritivos etc. Junto com isso, percebo que as crianças estão mais sedentárias, ficam presas em casa, em vez de brincar na rua ficam em frente ao computador. E também acho que as crianças hoje estão mais submetidas ao estresse, por excesso de atividades, cobranças etc.
Coração Saudável: Como prevenir o problema?
Samantha Enande: Com informação e educação, não apenas das crianças, mas também dos pais. Eles devem dar importância ao fato de a criança estar ganhando mais peso do que o recomendável, saber da gravidade da obesidade e de suas conseqüências para a saúde.
Coração Saudável: Quando a criança já está com sobrepeso, o que deve ser feito?
Samantha Enande: Ela deve iniciar um programa de emagrecimento, comer menos e gastar mais. É preciso fazer a reeducação alimentar da criança e, provavelmente, de toda a família. Também é preciso estimular a atividade física, mas de uma maneira prazerosa. Não é para impor determinada atividade, mas descobrir o que a criança mais gosta de fazer e estimular a prática. E deixar a criança mais solta para brincar, principalmente ao ar livre.
Coração Saudável: Além da obesidade, que outras doenças consideradas “de adulto” estão afetando as crianças?
Samantha Enande: Tenho visto, em consultório, crianças com o colesterol e pressão arterial aumentados em níveis de uma pessoa adulta. Também já atendi adolescentes de 13, 14 anos com diabetes tipo 2, que é a adquirida, não a congênita. Isso sem falar nos quadros de ansiedade e depressão encontrados nessas crianças.
Coração Saudável: As estratégias para tratamento dessas doenças em crianças são as mesmas indicadas para adultos?
Samantha Enande: Esses são problemas novos, ainda não está muito bem documentado quais são os efeitos de medicamentos em crianças. Mas em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos, e o que tem sido feito é utilizar medicamentos de adultos em doses reduzidas. De qualquer modo, o problema tem de ser tratado de forma multidisciplinar, envolvendo especialistas de diversas áreas: médico especializado na doença, pediatra, nutricionista, psicoterapeuta, educador físico etc.
Coração Saudável: Qual o papel dos pais na prevenção e tratamento dessas doenças?
Samantha Enande: Eles devem estar muito presentes, orientando e ajudando a criança e dando o exemplo. Para as crianças terem hábitos saudáveis em relação à alimentação e à atividade física, ela deve ver os pais praticando esses mesmos hábitos. Os pais também devem controlar a ansiedade em relação às condições de saúde da criança, para não criar mais uma situação de estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário